Oficina literária
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina "Portais Educacionais", sob orientação do(a) docente e assessora pedagógica Gleci Regina Schmitd Zanini, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.Nome da autora: Marilia Weiber
Instituição: Escola de Educação Especial Ocupacional Pontagrossense
Município / Estado: Ponta Grossa - PR
Conteúdo: Oficina literária
Série: Educação Especial
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Relato
Sabe-se que as histórias e os contos infantis revelam-se um excelente recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem, pois cada aluno poderá encontrar um significado diferente, de acordo com seus conhecimentos e interesses. O processo de leitura e escrita na Educação Especial é de grande valia para o desenvolvimento dos alunos, pois oportuniza habilidades cognitivas que possibilitam o desenvolvimento biopsicossocial, além de ser a porta de entrada para uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, a literatura infantil propicia resgate de valores, da criatividade e das emoções, e também tem a capacidade de provocar o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse do aluno. Ouvir histórias é um estímulo para se tornar leitor e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Trabalhar com a literatura infantil é, sobretudo, construir uma educação diferenciada que extrapola os limites da transmissão do conhecimento, buscando efetivamente educar por meio do desenvolvimento de valores, emoções e sentimentos. Uma das premissas para atingir uma aprendizagem significativa é respeitar o grau de conhecimento do aluno, para qual exige do professor a realização de um trabalho movido por muitos sentimentos e emoções.
Metodologia
Para a realização deste projeto foram necessárias três aulas de 50 minutos, aproximadamente, divididas em oito momentos distintos.
1º momento - Ambientação com a obra.
2º momento - Explanação mais clara da proposta do trabalho a ser realizado.
3º momento - Apreciação oral de outras obras da autora.
4º momento - Realização de discussão e reflexão sobre pontos de relevância que a obra traz.
5º momento - Trabalho de produção textual conforme entendimento de cada aluno.
6º momento - discussão sobre a liberdade de cada um segundo artigo de lei.
Artigo XIX
"Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; direito que inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras."
8º momento - A avaliação será realizada conforme proposta de trabalho apresentado.
Para assimilação do conteúdo assistir ao vídeo que apresenta um relato do escritor José Saramago.
José Saramago - Leitura