Diferenças e semelhanças entre o discurso oral e escrito através do filme Tapete Vermelho
Nome da autora: Laura Lopes de PaivaCoautora: Luci Portero Batilana
Instituição: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município / Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Diferenças e semelhanças entre o discurso oral e escrito através do filme Tapete Vermelho
Série: Ensino Fundamenta e/ou Médio
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Relato
É importante o cumprimento de uma promessa feita a alguém com a qual mantém um relacionamento afetivo? Considerando o avanço tecnológico, principalmente, na área da medicina, é viável a utilização de plantas medicinais no cotidiano no homem urbano? É possível conviver com usos e costumes populares, crendices, uso das plantas medicinais?
Objetivos
- Ampliar o olhar sobre a riqueza da linguagem oral e dos costumes populares estabelecendo um parâmetro entre a vivência familiar e o conhecimento científico sistematizado através da escola.- Estudar as várias correlações entre a língua padrão e coloquial nos gêneros textuais: narração, musical, poético, instrucional, dramático e fílmico.
- Refletir quanto a diferença das variantes linguísticas empregadas em uma determinada circunstância e contexto histórico (Ex.: Chitãozinho e Xororó versus Tonico e Tinoco).
- Preparar os alunos para o enfrentamento e utilização das diferentes práticas sociais da linguagem no uso formal e informal (o foco neste trabalho foi a oralidade da língua).
- Aguçar a criticidade na importância do cumprimento da fala com relação aos compromissos assumidos, conforme o cumprimento de “promessa” apresentada no filme (principalmente em relação aos discursos políticos).
- Estimular o uso das plantas medicinais já valorados em outros contextos históricos.
Descrição da metodologia
Assistir ao filme Tapete Vermelho. 2006. Dirigido por: Luiz Alberto Pereira. Produzido por: Ivan Teixeira, Vicente Miceli. Uso da TV Multimídia e Laboratório de informática. Pesquisas na internet, livros, revistas.Entrevistas orais com pessoas da comunidade e familiares.
Produção textual: diálogos, relatório das pesquisas/entrevistas.
Leitura e confronto da letra da música: Tristeza do Jeca (variação linguística).
Dramatização: diálogo, música, usos e costumes populares. Recursos: CD e rádio
Representação de um diálogo empregando a variante linguística “caipira” utilizada no filme Tapete Vermelho
Apresentação no pátio para comunidade escolar. Recursos: microfone, caixa de som, CD, DVD.
Pesquisa e mostragem de plantas medicinais.
Dramatização da rezadeira com uso das plantas medicinais.
Nomes, valores familiares/religiosidade, “santo do dia” e apelidos.
Dramatização de situações mágicas da crendice popular (folclore).
Valores - respeito ao pai (honrar a promessa – palavra dada).
Globalização da cultura: histórico do cinema no Brasil - Vera Cruz versus hollywood Mazzaropi (grande comediante).
Questões sociais, identidade brasileira: Homem rural e homem urbano - visão de Quinzinho da cidade grande/homem urbano, e de jeca em Monteiro Lobato (Mazzaropi), homem rural.
Brasil de contrastes e sonhos - convite para não desanimarmos, seguirmos em frente na luta para atingir nossos objetivos (devemos mesmo é ser brasileiro... não desistir nunca...)