Contos clássicos
Nome da autora: Sirlei da PaixãoInstituição: Escola Est.Professora Hilda Faria Franco
Município / Estado: Rio Branco do Sul-PR
Conteúdo: Contos clássicos
Série: 5ª série
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Relato
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade do aluno, valorizando a língua como veiculo de comunicação e expressão das pessoas, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita .Objetivos
- Identificar as características discursivas dos contos de fadas.- Reescrever um conto partindo da modificação de seus elementos.
- Planejar, produzir e revisar textos.
Metodologia
- Apresentar aos alunos vários livros de contos de fadas.- Dialogar com a classe sobre os contos de fadas já lidos.
- Perguntar quais são os preferidos, que autores os alunos conhecem e se já leram versões diferentes da mesma história.
- Apresentar a proposta de produzir contos de fadas modificados.
- Discutir com os alunos quais são os personagens presentes nas histórias.
- Problematização inicial: Se há personagens bons e maus? O que acontece com eles no final?
Como professora de Língua Portuguesa e preocupada com nível de aprendizagem de nossos alunos, solicitei à classe que se organizassem em duplas para leitura e apresentação do conto de fada de Chapeuzinho Vermelho. Desta forma, o propósito foi despertar o interesse e o gosto da leitura de forma que toda a classe pudesse participar da leitura.
Levei para sala de aula algumas imagens de contos de fadas, tais como: de castelos, bruxas, espelhos e pedi para que eles me falassem do que se tratava cada imagem.
Antes de iniciar a leitura, indaguei algumas questões, como por exemplo: Vocês acreditam em contos de fadas? Qual vocês conhecem? Vocês conhecem a história de "Chapeuzinho Vermelho"? e em seguida solicitei que prestassem atenção na leitura que iria fazer.
Após a leitura e análise do livro, pedi que fizessem a leitura de outros livros, por exemplo "Chapeuzinho Amarelo". Ao término das duas leituras e da análise, apresentei para a turma um vídeo de Chapeuzinho Vermelho com uma versão pouco conhecida, chamada Chapeuzinho Amarelo. Em seguida, pedi que os alunos fizessem a comparação das obras estudadas e do vídeo. Após, as duplas iniciariam suas produções mesclando as personagens das obras estudadas.
As dificuldades existiram, porém o resultado final foi excelente, pois os alunos usaram muito bem a imaginação e a criatividade na hora de recontar a história por eles produzidas, no final os alunos trocaram as produções entre eles, para que as duplas apresentassem o trabalho de seus colegas.
O trabalho foi concluído de forma onde toda a classe pode registrar as apresentações de seus colegas.