A descrição através da leitura de texto não verbal
Nome da autora: Rosimeire CremInstituição: Escola Estadual de Jandinópolis
Município / Estado: Leópolis
Conteúdo: A descrição através da leitura de texto não verbal
Série: 5ª série
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Relato
O tempo necessário para execução dessa atividade foi de duas aulas para uma turma de 5ª série. Ela foi produzida pensando na necessidade da descrição quando se pretende informar as características do que se está sendo apresentado aos nossos leitores ou ouvintes. É necessária a ampliação da capacidade da escrita e da oralidade de texto descritivo, pois em nosso cotidiano não é raro termos que expressar uma cena, um estado, um momento vivido ou sonhado, de forma escrita e/ou oral. Tudo isso a partir da nossa percepção sensorial, os nossos cinco sentidos são os alicerces da descrição.
Objetivo
- Estimular a leitura do texto não verbal.- Desenvolver a oralidade quanto à coerência e coesão
- Realizar uma produção escrita descritiva a partir da leitura de um texto não verbal.
Metodologia
Iniciei uma conversa informal com os alunos perguntando: Como nos sentimos ao observarmos uma bela foto? Como podemos descrever com palavras nossas emoções? Então, apresentei a imagem da Praia Porto de Galinhas – Recife-PEPedi para eles descreverem a paisagem que viram, contando as impressões pessoais e emoções provocadas pela foto. Incentivei-os a imaginar sobre a vida dos pescadores: nome, idade, lugar onde moravam, suas famílias, como imaginavam a profissão deles, as suas preferências, etc. E ainda que imaginassem os barulhos e cheiros sentidos pelos pescadores no momento da foto. Em seguida pedi que fizessem por escrito a descrição da foto, que registrassem: as cores, os barulhos, as pessoas, o ambiente, as impressões pessoais. Ao final, cada aluno apresentou sua produção aos demais colegas demonstrando a capacidade criadora e a criatividade de cada um, descrevendo de maneira eficiente, detalhada e interessante a imagem observada.
Avaliação
Avaliei de acordo com o que prega a DCE para o ensino de língua portuguesa, verificando as produções, perpassando por todo o processo de formação/transformação do conhecimento, deixando os objetivos de cada atividade muito claros para os alunos.