Arcadismo
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final do curso "Apoio ao uso dos recursos do Portal Dia a Dia Educação na prática pedagógica", sob a orientação da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa., do estado do Paraná.Nome da autora: Lindamar de Fátima Galiotto
Instituição: Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez
Município / Estado: Ponta Grossa - PR
Conteúdo: Arcadismo
Série: 1ª do Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Relato
As atividades descritas nesse relato foram elaboradas com base no plano de curso do primeiro ano do Ensino Médio. O assunto abordado faz parte do currículo básico de literatura do Ensino Médio.Objetivo geral
- Apreciar a poesia árcade brasileira do poeta Tomás Antônio Gonzaga.Objetivos específicos
- Despertar o interesse do aluno pelos poemas árcades.- Relacionar o poema árcade com uma música atual.
- Reconhecer características árcades tanto no poema, quanto na música.
Metodologia
Apresentar para os alunos a Lira I, da obra “Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga. Em seguida, ler o poema em voz alta e levantar as características árcades que fazem parte da obra.Ver e ouvir a apresenção da música “Casa no campo”, cantada por Elis Regina. Estabelecer com os alunos características árcades que aparecem na letra da música.
Instigar a curiosidade dos alunos, dizendo que podemos encontrar características do Arcadismo em músicas atuais.
Apresentar o vídeo "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, em seguida distribuir material fotocopiado do poema.
Marília de Dirceu
Ler o poema em voz alta.
Fazer o levantamento das características.
Ouvir a música “Casa no campo" - Elis Regina
Encontrar na letra da música características árcades.
Recursos
Textos impressosTV Multimídia
Internet