Discurso como prática social
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final do curso "Apoio ao uso dos recursos do Portal Dia a dia Educação na prática pedagógica", sob a orientação da docente e assessora pedagógica Edilaine Oliveira da Equipe, da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, do estado do Paraná.Nome da autora: Rosangela Fernandes de Oliveira
Nome do coautor: Rosa Alice Loquetti
Instituição: Colégio Estadual Prof. José Darcy Costa - EFM
Município / Estado: Campo Mourão - Paraná
Conteúdo: Discurso como prática social /composição
Série: 5ª Ensino Fundamental
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Relato: Leitura de imagem
Esse relato apresenta uma proposta de trabalho de leitura e produção do gênero tiras/histórias em quadrinhos, numa abordagem ampla, além de explorar os recursos linguísticos próprios da área de língua portuguesa, tais como: linguagem verbal e não verbal, variação linguística, situações e condições de produção, papéis dos interlocutores. Recorre-se também ao trabalho com elementos da área de arte, por se tratar de uma aula interdisciplinar. Desse modo, propõem-se uma análise da imagem do ponto de vista da estética da produção, verificando: linha, cor, forma, equilíbrio e propriedades expressivas.Objetivos
- Observar as diferentes possibilidades de leituras por meio da imagem, ampliando a leitura de mundo.- Compreender as variações linguísticas diante das situações, intenções e condições de produção.
- Reconhecer o artista, o período, o contexto e os critérios artísticos: linha, cor, contraste de tonalidades, textura, formas, relação da simetria e dimensões da imagem.
- Perceber as propriedades expressivas: tensão ou energia, conflito ou relaxamento; a atmosfera sentimental, os elementos simbólicos.
- Ler, analisar e produzir tiras e histórias em quadrinhos.
Recursos Didáticos
Laboratório de informática, sites da internet com tiras, histórias em quadrinhos. Conceituação e definições de livros de arte e de língua portuguesa, papel sufite, lápis, borracha, lápis de cor.Procedimentos metodológicos
Os conteúdos propostos serão desenvolvidos da seguinte forma:- Para iniciar, será necessário demonstrar uma tira que apresente linguagem verbal e não verbal. A partir dessa, trabalhar os conceitos artísticos, ou seja, analisar os conteúdos da imagem, tais como: nome do autor, época de produção, linhas, cores e formas.
Sugestão de tira:
- Depois, trabalhar conceitos de equilíbrio na imagem (simetria): quanto à cor e forma.
- Verificar o tipo de letra usada: maiúscula e manuscrita. Explorar a construção textual em relação à imagem, observando o contexto e as situações de produção.
- Explorar os conceitos de comunicação: tipos de linguagens, interlocutores.
- Analisar uma tira individualmente, no laboratório de informática.
- E, finalmente, produzir uma tira para apresentar para a turma.