Leitura
Nome da autora: Evane Aparecida de FreitasNome do coautor: Viviane Gabre
Instituição: Colégio Estadual Cesar Stange
Município / Estado: Guarapuava - PR
Conteúdo: Leitura
Série: 5ª série / 6º ano
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Relato
A proposta didática desse relato tem como objetivo mostrar uma atividade realizada com alunos de 5ª série, sobre a importância do livro e da leitura na vida das pessoas, bem como na formação de cidadãos.Objetivo
- Desenvolver o hábito da leitura.- Melhorar a aprendizagem.
- Ampliar o vocabulário.
- Melhorar a convivência com a comunidade escolar.
- Instigar o senso crítico, despertando o interesse pela sua realidade.
Metodologia
Tempo da atividade: 50 minutos1º Passo: Iniciando a atividade com apresentação do trecho de filme: O contador de Histórias, com a intenção de despertar no aluno uma certa curiosidade pelas narrativas e histórias.
O contador de Histórias
2º Passo: Após isso, fazer o seguinte comentário a respeito dos livros:
O livro surgiu há muitos séculos e desde então tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano e suas atividades: na ciência, na educação, nas artes, na religião, etc. Por isso, recebeu ao longo do tempo algumas denominações: baú de tesouros, caixa de surpresa, viagem ao desconhecido.
Na atualidade, o indivíduo deve ser capaz de ler e interpretar corretamente para que possa estar mais preparado para agir na sociedade, refletindo sobre sua própria história.
3º Passo: Ler as frases, explicando quem foi cada autor.
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. (Mário Quintana)
“Um país se constrói com homens e livros”. (Monteiro Lobato)
“Tudo o que a humanidade tem sido, feito, pensado ou lucrado encontra-se como que magicamente preservado nas páginas dos livros”. (Thomas Carlyle)
4º Passo: Distribuir fichas coloridas aos alunos para que, em dupla, escrevam uma frase sobre livros.
As fichas serão trocadas entre as duplas, de modo que cada aluno possa conhecer a frase de seus colegas.
O importante desta atividade é que os alunos terão liberdade para manusear os livros e escolher suas leituras, pois o acervo da Biblioteca permite.
Espera-se ainda que, ao sair da escola, o aluno não perca o interesse e cuidado pelos livros, mas que contribua para que a leitura faça parte da sua família.