Histórias infantis
Nome da autora: Maria Sandra Assumpção MarconiCoautor: Valdina Ayala
Instituição: Escola Municipal Nossa Senhora das Graças
Município / Estado: Maria Helena - Paraná
Conteúdo: Histórias Infantis
Série: Ensino Fundamental - 3º ano
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não
Obejtivo
- Incentivar o hábito da leitura.
- Proporcionar às crianças o contato com a literatura infantil de diferentes autores.
- Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo a leitura.
- Valorizar o gênero literário das literaturas infantis e dar incentivo a outros gêneros literários.
Justificativa
O trabalho a seguir foi desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças – I.F. e E.F. localizada na cidade de Maria Helena – Paraná.
Trabalhamos na Semana da Literatura com o gênero Literatura Infantil, na turma do 3º ano.
O jovem leitor encontrado em nossas escolas de primeiro e segundo graus apresenta, muitas vezes, dificuldade para adquirir hábitos de leitura, pois é constantemente envolvido pelos atrativos oferecidos por diferentes mídias. A literatura infantil pode se tornar um excelente instrumento para iniciar o hábito de leitura e também desenvolver a habilidade de interpretação. Por isso, decidimos trabalhar a leitura e a produção de textos utilizando a literatura infantil, para encantar as crianças e contagiá-las com a aventura de uma boa leitura.
Metodologia
- Após discussão sobre o assunto os alunos escolheram livros de literatura infantil na biblioteca escolar e depois de escolhido as histórias de preferência de cada um, levaram para casa para fazer a leitura.
- Fomos ao laboratório de informática e acessamos o site das atividades educativas no Link Histórias Infantis, onde os alunos puderam ler, ouvir histórias e jogar com atividades relacionadas ao tema.
- Feito isso, cada aluno produziu um texto relatando a história lida que foram expostos em um mural no pátio da escola.
Avaliação
- Entendemos que foi um trabalho que levou os alunos a pensar na escolha, entender, memorizar e reproduzir as histórias que foram lidas.