Disciplina - Lingua Portuguesa

Leitura cinematográfica da obra Doce Novembro.

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais Gimp e Cmap Tools, sob orientação de Andréia Aparecida Inglês, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, do estado do Paraná.

Nome da autora: Lizete Maria Pergher Dala Costa
Instituição: Colégio Estadual Tancredo Neves – EFM.
Município / Estado: São João - PR
Conteúdo: Leitura Cinematográfica – obra “Doce Novembro”
Série: 1ª Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Não

Relato

O mundo está cercado por imagens em movimento e o aluno, mais do que nunca, está imerso nele, o que, por vezes, substitui as relações familiares.
Essa nova arte denominada cinema é conhecida como a sétima arte, e possui uma linguagem audiovisual que consiste em imagem e som.
Assim, o contexto da mídia versus educação pode ser entendido a partir das diversas dimensões, como estéticas, cognitivas, sociais e psicológicas, interrelacionadas com caráter instrumental. Educar com e para o cinema. A linguagem audiovisual é a linguagem do mundo moderno, e harmonizar a relação de ensino-aprendizagem a esta sociedade midiática é um grande desafio. Dessa maneira, o cinema é capaz de alimentar o intelecto com diversão, podendo ser visto como uma estratégia metodológica motivadora e inovadora, por se tratar de um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor.

Metodologia

Primeiramente na sala de aula, usando um Cmap (construído pelo professor), foram apresentadas informações sobre a obra cinematográfica “Doce Novembro”.
Em seguida, comentou-se a obra, observando fatos e contextos históricos, cenas marcantes, autores e imagens. Após, encaminhou-se ao laboratório de informática e, por meio do software Gimp, os alunos produziram um trabalho no qual deveriam aparecer imagens que revelassem cenas da obra cinematográfica apresentada.
Para realizar essa tarefa, o programa já estava aberto quando os alunos chegaram ao laboratório de informática, apresentando as cenas do filme que poderiam trabalhar. Dentro do programa, usaram as ferramentas de restauração e clonagem, reconheceram os elementos das cenas, concluíram o trabalho, salvaram e imprimiram, criando um projeto no Gimp com os períodos literários na releitura de imagens.
Assim, entendo o cinema como uma linguagem artística que tem características próprias, aparatos tecnológicos, expressão, gêneros, estilos e tradições narrativas.

Avaliação

Participação e envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
Recomendar esta página via e-mail: