Leitura cinematográfica da obra Doce Novembro.
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais Gimp e Cmap Tools, sob orientação de Andréia Aparecida Inglês, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, do estado do Paraná.Nome da autora: Lizete Maria Pergher Dala Costa
Instituição: Colégio Estadual Tancredo Neves – EFM.
Município / Estado: São João - PR
Conteúdo: Leitura Cinematográfica – obra “Doce Novembro”
Série: 1ª Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Não
Relato
O mundo está cercado por imagens em movimento e o aluno, mais do que nunca, está imerso nele, o que, por vezes, substitui as relações familiares.Essa nova arte denominada cinema é conhecida como a sétima arte, e possui uma linguagem audiovisual que consiste em imagem e som.
Assim, o contexto da mídia versus educação pode ser entendido a partir das diversas dimensões, como estéticas, cognitivas, sociais e psicológicas, interrelacionadas com caráter instrumental. Educar com e para o cinema. A linguagem audiovisual é a linguagem do mundo moderno, e harmonizar a relação de ensino-aprendizagem a esta sociedade midiática é um grande desafio. Dessa maneira, o cinema é capaz de alimentar o intelecto com diversão, podendo ser visto como uma estratégia metodológica motivadora e inovadora, por se tratar de um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor.
Metodologia
Primeiramente na sala de aula, usando um Cmap (construído pelo professor), foram apresentadas informações sobre a obra cinematográfica “Doce Novembro”.Em seguida, comentou-se a obra, observando fatos e contextos históricos, cenas marcantes, autores e imagens. Após, encaminhou-se ao laboratório de informática e, por meio do software Gimp, os alunos produziram um trabalho no qual deveriam aparecer imagens que revelassem cenas da obra cinematográfica apresentada.
Para realizar essa tarefa, o programa já estava aberto quando os alunos chegaram ao laboratório de informática, apresentando as cenas do filme que poderiam trabalhar. Dentro do programa, usaram as ferramentas de restauração e clonagem, reconheceram os elementos das cenas, concluíram o trabalho, salvaram e imprimiram, criando um projeto no Gimp com os períodos literários na releitura de imagens.
Assim, entendo o cinema como uma linguagem artística que tem características próprias, aparatos tecnológicos, expressão, gêneros, estilos e tradições narrativas.