Disciplina - Lingua Portuguesa

Leitura e escrita

Nome da autora: Lucia de Fatima Araujo Vaz
Instituição: C. E. Professor Vicente de Carli
Município / Estado: Francisco Beltrão-PR
Conteúdo: Leitura e escrita - Poesia
Série: 5ª a 8ª série (6º a 9º ano)
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Relato


Tendo em vista que o domínio da leitura e da escrita é base para assegurar o êxito dos alunos no Ensino Fundamental. Propomos a oportunidade de leitura e trabalho escrito visando a aquisição de conhecimento, facilitando com isso a argumentação e produção textual.
A leitura constitui-se num dos pontos fundamentais do conhecimento, principalmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
No cotidiano da sala de aula, sentimos dificuldades inerentes na leitura e consequentemente na escrita, pois os alunos além de não possuírem o hábito da leitura sentem dificuldades em argumentar e produzir bons textos, dificultando assim a aquisição de novos conhecimentos.
Faz-se necessário descobrir formas para desenvolver gosto pela leitura e superar tais dificuldades em situações problematizadoras. Neste sentido, justifica-se a presente proposta, uma vez que buscará detectar tais situações-problema, ao mesmo tempo em que estará desenvolvendo atividades para superá-las.
Mesmo com a falta de tempo, a escola tem trabalhado no sentido de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura e escrita, pois sabe-se que as famílias não tem o hábito de ler. A televisão ocupa o lugar dos livros e o professor tem poucas alternativas para trabalhar a leitura através dos meios de comunicação de massa. É preciso criar condições para o aluno desenvolver um trabalho há contento, bem como criar o hábito da leitura.
Faz-se necessário envolver toda bagagem cultural do aluno, a começar pela valorização de seu próprio conhecimento, mesmo que seja do senso comum, para a partir daí, sistematizar esse conhecimento seguindo os moldes exigidos pela escola. Por isso, a importância de se levar em conta os gostos dos alunos e os temas de seu interesse na hora da escolha das leituras.
Considerar sempre que a leitura é um ato individual, voluntário e interior, pertence a cada um dos alunos, cabendo ao professor ensiná-lo a ler e a gostar de ler, respeitando suas especificidade e dificuldades, respeitando-o em suas diferenças.

Objetivos


- Atender as necessidades que os alunos sentem em relação à leitura e à escrita, melhorando seu vocabulário, seu poder de argumentação.
- Despertar o interesse pela leitura.
- Observar a evolução na produção de textos e nas comunicações tanto oral quanto a escrita.

Metodologia


Num primeiro momento os aluno desenvolveram pesquisa bibliográfica que, segundo Köche (1997,p. 122), é aquela que "se desenvolve tentando explicar um problema, utilizando o conhecimento disponível a partir de teorias publicadas em livros ou obras congêneres".
Integrar textos de livros didáticos com exercícios diversos, orientando a utilização de dicionários e outros materiais de referência, oferecendo uma variedade de livros de leitura e literatura (contos, fábulas, poesias, história em quadrinhos e teatro), também textos informativos de acordo com os vários interesses dos alunos, e também dos assuntos relativos às atividades propostas.
Utizamos o horário contra turno, por sanar ou minimizar as dificuldades com relação ao tempo, fornecendo ao aluno condições para desenvolver o gosto pela leitura e escrita, oportunizando-o a exporem suas ideias a partir das novas experiências.
Os alunos devem buscar reforço paralelo, por meio de familiares, amigos, revistas, jornais e informar-se sobre assuntos variados como: violência no trânsito, sociedade, família, escola, drogas, meio ambiente, consciência negra, paz, etc.
Desta forma, os assuntos não serão meras repetições daquilo que é dito ou escrito, mas proporcionará uma análise dos temas sob novo enfoque ou abordagem, para, então, chegarem a conclusões inovadoras.
Os alunos são divididos em turmas, cada qual desenvolve as atividades propostas com tema já delimitado. Organizam as pesquisas revisando a literatura existente sobre o assunto em questão.
Então, fazem análise e interpretação dos resultados obtidos nas pesquisa e, por fim, uma produção textual.
Reescrita coletiva de alguns trabalhos com intuito de não alterar o sentido de cada texto.
Escolha dos três melhores junto com a turma.

Resultado final das atividades


Diminuição do isolamento escolar e famíliar. Aquisição do hábito de leitura não por imposição, mas pelo prazer de descobri-la como parte essencial de seu cotidiano. Melhora na oralidade e escrita.
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