Elementos da narração
Nome da autora: Gleide Pavesi PiniInstituição: Escola Colégio Estadual Marumbi
Município / Estado: Marumbi - PR
Conteúdo: Elementos da Narração
Série: Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não
Objetivos
v - Elaborar textos a partir do gênero em estudo.- Analisar e relacionar os elementos que caracterizam um narrador personagem e seus elementos.
- Desenvolver uma interpretação dos romances, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si.
- Interpretar, analisar e relacionar os elementos que fazem parte de uma narração.
- Identificar características e descrições de personagens e os elementos de uma narração.
- Ler contos literários, compreender os principais elementos pertencentes aos gêneros narrativos e os que o fazem parte de uma narração.
- Identificar informações explícitas e implícitas nos textos.
- Reconhecer as variantes linguísticas apresentadas em cada versão de cada narrador personagem.
- Identificar as características do ponto de vista do narrador e da modalização - voz narrativa -, bem como o espaço, o tempo, os elementos que fazem parte de uma narração.
Metodologia
Uma vez conhecidos os elementos de uma narração e o fato a ser narrado, terá inúmeras formas de dispô-los. Essa proposta propõe-se a situar os elementos da narração em diferentes parágrafos, de modo a orientar sobre como organizar adequadamente sua produção de texto.
Esquema de narração:
Título
1º parágrafo – Explicar que o fato será narrado, determinando o tempo e o lugar. (Apresentação)
2º parágrafo – Causa do fato e apresentação dos personagens. (Desenvolvimento / Conflito)
3º parágrafo - Modo como tudo aconteceu. (Detalhadamente)
4º parágrafo – Consequências dos fatos. (Desfecho)
É importante deixar claro que para termos a narração é necessário que haja o conflito, isto é, o desequilíbrio. Caso isso não aconteça, temos apenas um relato.
Leia e discuta com seus alunos um fragmento do texto de Marisa Lajolo intitulado A narrativa na literatura para crianças e jovens. O objetivo dessa atividade é levar os alunos a refletirem sobre as diferentes formas de narrativas, suas características, sobre sua presença em nossa cultura desde tempos remotos.
As estratégias utilizadas serão o uso do pendrive, TV Multimídia, trechos de romances, romance literário e textos literários.
Avaliação
A avaliação, como parte constitutiva da prática educativa, deve ser realizada de forma contínua, durante a proposta de trabalho, supondo diferentes momentos de avaliação a serem definidos.
Individualmente, peça aos alunos que façam uma análise literária, um resumo do livro ou fragmentos dos romances. É importante que o educando aprenda a avaliar o próprio texto, desde que devidamente orientado sobre os critérios a serem observados.