Leitura, interpretação, percepção visual, memorização
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação de Adriana Regina Perez Rech e Renice Cecilia Gafuri, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do estado do Paraná.Nome da autora: Rosimeire Galbiati Gonçalves
Nome do coautor: Gilson de Carvalho Lopes
Instituição: Colégio Estadual Dr. João Cândido Ferreira
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: Leitura, interpretação, percepção visual, memorização
Série: 5ª série
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Sim
Justificativa
O presente trabalho apresenta uma atividade produzida durante o curso JClic. Através deste programa, nós professores, podemos melhorar a qualidade das nossas aulas, visto que vivemos numa era informatizada, com novas tecnologias que se tornam desafio para o professor, pois, com tanta informação, ir para a escola, assistir aulas expositivas apenas, não apresenta desafio ao nosso aluno, podendo se tornar desinteressante. Sendo assim, como tarefa de conclusão do curso, apresento uma série de atividades sobre as lendas brasileiras, entre elas destaco a proposta do quebra-cabeça da lenda das cataratas.Objetivo
Utilizar recursos tecnológicos educativos para tornar as aulas de Sala de Recurso mais atrativa, prazerosa e dessa forma atendê-lo em suas necessidades especiais.Objetivos específicos
Desenvolver a percepção visual;Ampliar a capacidade de concentração;
Trabalhar agilidade visomotora;
Despertar o interesse em conhecer diferentes lendas brasileiras;
Ler com fluência, entonação e ritmo;
Metodologia
Como dito anteriormente, o trabalho tem uma série de atividades. Sendo assim, iniciaremos a aula fazendo um momento de diálogo onde cada aluno coloca o que sabe e conhece sobre lendas.Após o momento da conversa e exposição dos conhecimentos que cada um tem, iremos ao laboratório de informática para praticarmos a série de atividades sobre as lendas brasileiras, que foram montadas com o recurso do JClic.
As atividades são:
- Tela de abertura;
- Tela da lenda das Cataratas (trabalhar a leitura);
- Sopa de letras, relacionado à lenda das Cataratas;
- Quebra-cabeça da lenda das Cataratas;
- Palavras cruzadas relacionado a outras lendas brasileiras;
- Associação simples de outras lendas brasileiras;
- Jogo da memória de lendas brasileiras;
Ao finalizar a prática das atividades, solicitamos aos alunos que produzam um texto, ainda no laboratório de informática, sobre os novos conhecimentos adquiridos em relação às lendas brasileiras.
Conteúdo Estruturante
- Percepção visual- Concentração
- Leitura
Recursos Didáticos
Laboratório de informática – Paraná DigitalPrograma JClic
Avaliação
Acontecerá durante o desenvolvimento de todo o trabalho, em sala de aula e no laboratório de informática, através da participação de cada aluno envolvido no projeto a ser praticado nas aulas da Sala de Recurso.Figura 1 – Tela de abertura
Figura 2 – Lenda das Cataratas
Figura 3 – Quebra-cabeça / Lenda das Cataratas
Figura 4 – Sopa de Letras
Figura 5 – Associação das lendas e seus personagens
Figura 6 – Palavras Cruzadas
Figura 7 – Jogo da Memória
Referências
Apostila JClic. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/autc/arquivo/file/Manualjclic_jclic_web.pdf . Acesso em: 28/10/2010.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretriz Nacional para a Educação Especial na Educação Básica. 2006
SANTOS, Miranda Theobaldo. Lendas e Mitos do Brasil. 9. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.