Disciplina - Lingua Portuguesa

Alfabetização

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação da professora Jeovania Fabro Tomazi e o professor Fábio Ronaldo Sartor, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, do estado do Paraná.

Nome da autora: Marcia Prestes Belosso
Instituição: Colégio Estadual Novo Horizonte
Município / Estado: Ampére
Conteúdo: Alfabetização
Série: 5ª série - sala de apoio
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Não

Relato

Visando o desenvolvimento da leitura e da escrita, as atividades foram elaboradas para serem aplicadas com alunos que frequentam a sala de apoio.
Busquei na participação do curso conhecer maneiras de utilizar os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório do Paraná Digital. Recursos que possibilitassem meios de desenvolver atividades lúdicas e prazerosas, que pudessem auxiliar os professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, buscando sanar ou mesmo colaborar com o aperfeiçoamento cognitivo.
Segundo Magda Soares: “A plena inserção no mundo da escrita, pelo exercício competente, envolve pelo menos três complexas dimensões linguísticas (a conversão da oralidade em escrita); uma dimensão cognitiva (as atividades da mente em interação tanto com o sistema da escrita, no processo de aquisição do código, quanto com o texto em sua integridade, no processo de produção de significado e sentido); uma dimensão sociocultural (a adequação das atividades de leitura e escrita aos diferentes eventos e práticas em que essas atividades são exercidas).” (Revista Pedagógica Pátio, n. 47, ano XII, p. 17).
No intuito de desenvolver ou mesmo fazer surgir o hábito da leitura e escrita nos alunos, os quais por algum motivo não o tenham alcançado na idade/série correspondente, o uso dos recursos oferecidos pelo software JClic auxiliam e muito na elaboração de diversas atividades, as quais visam o desenvolvimento das habilidades já citadas, almejando resultados eficientes na formação de leitores e escritores.
As atividades desenvolvidas foram: cruzada com figuras e cruzada com perguntas e respostas, jogo da memória de animais, quebra-cabeças 1 e quebra-cabeças 2, atividade de preenchimento de lacunas no texto. Saliento que todas foram elaboradas visando reforçar a prática da leitura para melhoria da escrita.

Ilustração:

Imagem de atividade feita no Jclic



















Imagem de atividade feita no Jclic



















Imagem de atividade feita no Jclic



















Imagem de atividade feita no Jclic



















Imagem de atividade feita no Jclic
Recomendar esta página via e-mail: