Alfabetização
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação da professora Jeovania Fabro Tomazi e o professor Fábio Ronaldo Sartor, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, do estado do Paraná.Nome da autora: Marcia Prestes Belosso
Instituição: Colégio Estadual Novo Horizonte
Município / Estado: Ampére
Conteúdo: Alfabetização
Série: 5ª série - sala de apoio
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Não
Relato
Visando o desenvolvimento da leitura e da escrita, as atividades foram elaboradas para serem aplicadas com alunos que frequentam a sala de apoio.Busquei na participação do curso conhecer maneiras de utilizar os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório do Paraná Digital. Recursos que possibilitassem meios de desenvolver atividades lúdicas e prazerosas, que pudessem auxiliar os professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, buscando sanar ou mesmo colaborar com o aperfeiçoamento cognitivo.
Segundo Magda Soares: “A plena inserção no mundo da escrita, pelo exercício competente, envolve pelo menos três complexas dimensões linguísticas (a conversão da oralidade em escrita); uma dimensão cognitiva (as atividades da mente em interação tanto com o sistema da escrita, no processo de aquisição do código, quanto com o texto em sua integridade, no processo de produção de significado e sentido); uma dimensão sociocultural (a adequação das atividades de leitura e escrita aos diferentes eventos e práticas em que essas atividades são exercidas).” (Revista Pedagógica Pátio, n. 47, ano XII, p. 17).
No intuito de desenvolver ou mesmo fazer surgir o hábito da leitura e escrita nos alunos, os quais por algum motivo não o tenham alcançado na idade/série correspondente, o uso dos recursos oferecidos pelo software JClic auxiliam e muito na elaboração de diversas atividades, as quais visam o desenvolvimento das habilidades já citadas, almejando resultados eficientes na formação de leitores e escritores.
As atividades desenvolvidas foram: cruzada com figuras e cruzada com perguntas e respostas, jogo da memória de animais, quebra-cabeças 1 e quebra-cabeças 2, atividade de preenchimento de lacunas no texto. Saliento que todas foram elaboradas visando reforçar a prática da leitura para melhoria da escrita.
Ilustração: