Memorização Visual
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação dos(as) docentes e assessor(as) pedagógico(as) Adriana Regina Perez Rech e Renice Cecilia Gafuri, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do estado do Paraná.Nome da autora: Maria Luiza Marcheti Codognos
Nome dos coautores: Adriana Regina Perez Rech; Renice Cecilia Gafuri
Instituição: Colégio Estadual Dr. João Cândido Ferreira
Município / Estado: Toledo - PR
Conteúdo: Memorização Visual
Série: Sala de Recursos
Relato
Este relato apresenta uma proposta de atividade do curso JClic, realizado no Colégio Estadual Dr. João Cândido Ferreira e aplicado com alunos da Sala de Recursos deste mesmo estabelecimento. A atividade aplicada com os alunos é o Jogo da Memória, elaborado com os recursos do JClic e com uso do Laboratório de Informática do PrDigital.Objetivos
- Desenvolver a memória visual.- Aprimorar a capacidade de concentração.
- Ambientar os alunos ao uso do software JClic.
- Exercitar o raciocínio lógico e a agilidade do pensamento.
- Proporcionar ao aluno um momento de aprendizagem por meio da descontração.
- Produzir textos por meio das figuras vistas no jogo da memória, ampliando sua capacidade de produção escrita e a criatividade.
Recursos didáticos
Uso do Laboratório de Informática, pesquisas bibliográficas, uso do software JClic e outros softwares, bem como o uso da internet.Metodologia
- Pesquisar entre os alunos os desenhos mais assistidos e comentar a importância dos mesmos em sua vida.- Propor o Jogo da memória em sala de aula.
- Fazer uso do Jogo da memória elaborado pela professora no JClic.
- Elaborar um novo jogo de acordo com os desenhos que mais assistiam na infância ou com seus heróis da infância.
- Registrar um texto usando editor (Writer) relatando o que sentiu ao falar de seu herói/heroína ou relembrar seus desenhos preferidos.
Avaliação
Considerando que a sala de recurso é uma proposta pedagógica, que faz parte da rede de apoio aos alunos com Deficiência Intelectual e aos alunos com Transtornos Funcionais Específicos, a avaliação não terá caráter de medir o aluno com nota, mas um caráter de envolvimento no processo proposto, analisando a contribuição e a participação de cada aluno.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.SANTOS, S. Marli P. O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
Apostila JClic
Sites:
Acessa SP. Disponível em: <blog.acessasp.sp.gov.br>
Palpite Digital. Disponível em: <palpitedigital.com.br>