Ação antibullying, um exercício de cidadania através da leitura
Professora: Laura Lopes de PaivaInstituição: Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes e Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município: Maringá-PR
Conteúdo: Bullying escolar
Série: Primeira - Ensino Médio
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Relato
Atividade planejada no início do ano letivo para a Semana de Combate ao Bullying Escolar em novembro de 2010, no Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes. De início era apenas um plano de trabalho para amenizar a indisciplina escolar e despertar a prática da leitura. No decorrer do ano, com as propostas do Grupo de Estudos, observei que esse tema precisava ser disseminado, por ser um assunto comum e crescente no ambiente escolar.
Justificativa
Combater o bullying na comunidade escolar é uma ação educativa em prol da vida, porque leva o aluno a trilhar no caminho da cidadania na prática do respeito, da empatia e da solidariedade.
A escola desenvolve periodicamente atividades que visam solucionar problemas advindos de violência seja física, verbal, psicológica, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupos de indivíduos contra uma ou mais pessoas, com o propósito de intimidá-la, causando dor, sofrimento e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre os envolvidos, causando danos de difícil reparação. É uma espécie de rito de passagem quase “normal”, são apelidos, gozações, insultos, enfim pequenas e grandes perversões.
Por conseguinte, valorizando seu papel no contexto de cidadania enquanto ser humano na totalidade, o assunto é abordado sempre que suscita no meio ambiente escolar, no enfrentamento das adversidades, contextualizando na contemporaneidade, no resgate da função político-social em denunciar as mazelas da sociedade e humanizar seus membros. Além de fazer as intervenções quando surge caso de embate à violência na comunidade escolar sejam entre estudantes e educadores no momento em que se fizer necessário.
Aliada a esta ação, a Língua Portuguesa em seu conteúdo estruturante, Discurso como prática social, possibilita, através da leitura, a formação e desenvolvimento do indivíduo em todos os campos do saber: intelectual, moral, ideológico e até estético, logo contribui na formação de valores e na humanização do aluno que supere os seus horizontes de expectativas.
O objeto de estudo é a leitura, em especial aprimorar a competência linguística do aluno de ler, falar e escrever. A temática abordada é o bullying, no intuito de desenvolver habilidades antibullying como método para a prevenção e intervenção do bullying escolar.
Os objetivos específicos são: conhecer o bullying escolar; identificar e compreender as formas de manifestação do bullying escolar; reconhecer quando um aluno é vítima ou agressor de bullying escolar; mediar o conflito entre alunos através de medidas socioeducativas.
Considerando os recursos das novas tecnologias da linguagem, há nesta prática um processo interacionista com a integração de mídias: computador conectado á internet, vídeos, música, TV Multimídia, pendrive e câmera digital. Logo, será abordado também o cyberbullying, fato crescente entre os internautas e que pode ser corriqueiro para a faixa etária dos alunos envolvidos. Portanto, faz-se necessário orientá-los em relação à atitude comportamental na utilização do Laboratório de Informática e também no uso adequado do cyberespaço.
Metodologia
1 - Prática social e problematização
Questionar os alunos dando-lhes a oportunidade de socializar os seus conhecimentos prévios sobre o tema bullying. Na discussão, lançar as seguintes questões: O que é bullying? Qual a origem do nome? E o cyberbullying? Você conhece algum caso comportamental que possa se considerar bullying? Você presenciou algum fato que possa ser bullying na comunidade escolar? Você conhece algum caso de bullying noticiado? Você já leu notícia, poema, conto, sobre bullying?
2 - Instrumentalização
Audição da música: Bullying, da Banda Mutação. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/mutacao/bullying.html, Acesso em: 30 out. 2010.
3 - Discussão sobre a temática abordada na música e ilustrações interpretativas da letra.
4 - Apresentar aos alunos a abordagem literária sobre bullying, motivando-os a leitura dos paradidáticos: Pretinha, eu? Autor: Júlio Emílio Braz; Perseguição, Autora: Tânia Alexandre Martinelli; e Os 13 Porquês, Autor: Jay Asher. A seguir, organizar a turma na distribuição da leitura das referidas obras.
5 - Discussão e análise das personagens, identificação e caracterização da personagem central, o comportamento do agressor, o comportamento da vítima e as formas que lidam com o bullying.
6 - Retomada da leitura das obras, intertextualizando-as, tecendo provocações que aguce a curiosidade a cerca do bullying, ir informando, esclarecendo e orientando. Solicitar que os alunos anotem as reflexões no caderno reservado para este fim, exposição oral.
7 - Confecção de cartaz ilustrando a cena chocante e preferida do livro com elucidações positivas.
8 - Pesquisa na internet da história de vida dos autores dos livros, e vivência com o bullying. Exposição oral.
9 - Produção textual: biografia do autor e autobiografia.
10 - Organizar um painel com cartazes recriando a capa dos livros lidos, e produção textual.
11 - Criação de um blog com postagens das atividades realizadas, registro de imagens dos alunos envolvidos e o resultado das avaliações do projeto.
12 - Elaboração de um livrinho com História em Quadrinho, que resuma a temática da historia que mais tenha gostado até o momento.
13 - Reler as anotações do caderno e refletir sobre a história de cada livro e o comportamento social das personagens ali representadas. Individualmente, escrever uma narrativa cujo comportamento social das famílias e das escolas represente, a seu ver, o mais adequado em uma aventura dramática semelhante ao vivido pelos personagens daquelas histórias.
14 - Leituras em voz alta dos textos produzidos para identificar quais se assemelham. Depois reunir os alunos em dupla. Cada um lê o texto do outro e juntos criam uma nova história aproveitando os personagens e as ações para enriquecer a narrativa. Apresentação e confronto das reescrituras. Reestruturar o texto se necessário. Passar a limpo e entregar.
15 - Refletir sobre as diversas leituras e o atitudinal das pessoas na comunidade escolar e individualmente, escrever uma poesia cujo comportamento social das pessoas seja representado através da alegria, tristeza, dor, prazer ou desprazer, hipocrisia, falsidade, entre outros sentimentos.
16 -Leituras em voz alta dos poemas produzidos para socializar. Depois, reunir os alunos em dupla no Laboratório de informática e juntos criarem slides para enriquecer a poesia. Os textos poéticos produzidos serão digitados e organizados no sistema PowerPoint (com imagem, texto e música). Estes serão apresentados para os membros da comunidade escolar.
17 - Digitação das narrativas produzidas pelos alunos para postagem no blog.
18 - Selecionar uma das narrativas e transformar em roteiro para dramatização com ênfase na empatia, respeito, solidariedade e encaminhamentos para prevenção do bullying, combate e denúncia.
19 - Apresentar a dramatização para a comunidade escolar.
20 - Visita dos alunos ao blog para apreciação do trabalho realizado.
Referências
ASHER, Jay. Os 13 Porquês. São Paulo: Ática, 2009.
BRAZ, Júlio Emílio. Pretinha, eu? São Paulo: Ática, 1996.
CAMACHO, L. M. Y. As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 1, p. 123-140, 2001.