Drogas
Nome da autora: Vaneide Miguel Ribeiro slobodjanNome dos coautores: Lorentina Lopes Barroso, Marlene Costa de Oliveira, Marilyn Jayne Mendes dos Santos; Nilza Homem de Carvalho, Solange Aparecida de Castro, Valdirene Miranda de Souza
Instituição: Colégio Estadual General Carneiro
Município / Estado: Roncador-PR
Conteúdo: Drogas
Série: 8ªc Foi utilizado algum recurso do Portal? Não
Relato
O presente trabalho configura-se em desenvolver na prática pedagógica ações de conscientização ao uso indevido de drogas.
Metodologia
Diante do crescente número de adolescentes que estão envolvidos com drogas (lícitas e ilícitas) nas escolas, na sociedade e na família, foram realizadas atividades de conscientização, despertando o interesse dos alunos a perceber a gravidade e as consequências que as drogas trazem para o organismo, prejudicando a saúde, o relacionamento familiar e também a relação com o grupo social.
Durante o trabalho realizado, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, envolvendo o trabalho pedagógico realizado na escola de forma contínua, sobre a prevenção ao uso indevido de drogas.
Foram realizadas durante as aulas estudos, discussões e diálogos com alunos sobre o tema, com uma metodologia dinâmica e mobilizadora, dando oportunidade de fortalecimento do senso de identidade social no relacionamento com grupos saudáveis, utilizando-se como material de apoio para direcionar o trabalho a apresentação do filme Escritores da Liberdade. A partir deste momento, os professores envolvidos com as atividades propuseram aos alunos que trabalhassem em grupos, de forma lúdica, com músicas que falassem sobre o tema. Como sugestão indicamos: Drogas Nunca Mais, de Dunga; Diga não as drogas, de Alexandre Pires; Sexo e Drogas, do grupo Capital Inicial; É preciso saber Viver, do Titãs; resultando no trabalho de paródias e dramatizações.
A partir disso, foi trabalhado com poesias, interpretações e declamações, onde os professores sugeriram que os educandos utilizassem as seguintes poesias: Drogas, de Tainara da Conceição Souza; Só Quem Não pensa usa Drogas, de Raimundo Nonato da Silva; Cachimbo Maldito, de Benedito Moraes de Carvalho; O Vale da Sombra, de César Moura; e Overdose, de César Moura; e também as pesquisadas pelos alunos, os mesmos puderam compor novas poesias, expondo-as em mural.
Em seguida, realizou-se uma palestra com as famílias e toda comunidade escolar sobre as drogas, onde foram feitos depoimentos de ex-dependentes químicos que superaram o vício e hoje ajudam outras pessoas.
Dando continuidade ao trabalho dos alunos, os mesmos pesquisaram na biblioteca e laboratório de informática sobre o aumento da violência relacionada às drogas, número de consumidores do sexo masculino e feminino, mortalidade devido ao uso de drogas. Depois disso, fizeram a produção e interpretação de tabelas e gráficos dos assuntos pesquisados e discutidos em debate.
Para finalizar os trabalhos propostos, um grupo de alunos do programa “Viva Escola”, apresentou uma peça teatral relacionada ao tema, sendo que a mesma foi socializada em outras escolas do município.
Resultados
O grupo de estudos 2010, Desafios Educacionais Contemporâneos, relacionado à temática do uso indevido de drogas, contribuiu para importantes resultados à nível de comunidade escolar - no sentido de socialização interdisciplinar de ações pedagógicas que promoveram um maior conhecimento em relação às consequências do uso indevido de drogas, bem como no favorecimento de situações na possibilidade de uma vida mais saudável.
A equipe participante concluiu que esta modalidade de capacitação é de fundamental importância para a prática pedagógica dos professores, atendendo às necessidades dos alunos e da sociedade.
Referências
ALBERTANI, Helena M. B.; SCIVOLETTO, Sandra; ZEMEL, Maria de Lurdes S. Prevenção do uso de drogas: fatores de risco e fatores de prevenção. In: Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. Brasília: Secretaria Nacional Antidrogas / Ministério da Educação, 2008.CARNEIRO, Henrique Soares. As drogas no Brasil: entre o delírio e o perigo. Revista Nossa História. 33. ed. [S.l.]: Julho, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba, SEED, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Ciências. Curitiba, SEED, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba, SEED, 2008.
Filme:
Freedom Writers, EUA, 2007. Direção: Richard LaGravenesa. Produção: Danny Devito, Michael Shomberg. Stacey Sher. Duração: 123 min. Acesso em: 15/set/2010.
Músicas:
Drogas nunca mais. Com: Arnóbil/ Ítalo. Estilo: Gospel Religioso.
Diga não as drogas. Alexandre Pires. Gravadora: Sony & BMG. Ano de lançamento: 2004.
É preciso saber viver. Titãs. Compositores: Erasmo Carlos/ Roberto Carlos.
Meu guri. Chico Buarque. Jan, 1982, Ariola.
Para ter acesso ao relato na íntegra acesse:
Prevenção ao uso indevido de drogas