Disciplina - Lingua Portuguesa

Poesia: arte para emocionar, divertir e aprender

Nome da autora: Valéria dos Santos
Nome da coautora: Laura Lopes de Paiva
Instituição: Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes
Município/Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Leitura e escrita
Série: 5ª
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Relato

De início, pretendíamos apenas elaborar atividades para sondagem diagnóstica sobre a leitura e a escrita da 5ª série do Colégio Branca da Mota Fernandes, no início do ano letivo. Isto porque nesta série recebemos alunos de diversas escolas municipais e alguns com defasagem de conteúdo, principalmente no tocante à leitura e escrita. Optamos por explorar a letra de uma música com atividades de leitura, interpretação e escrita. Entretanto, no decorrer do trabalho e nas reuniões de planejamento ao discutirmos e avaliarmos o desenvolvimento das atividades, concluímos que o trabalho com o Gênero Textual Poema estaria não apenas colocando em foco o conteúdo estruturante da Língua Portuguesa, Discurso como prática social, mas também resgatando e ampliando a experiência do aluno com a poesia, de maneira que eles se sentissem motivados às atividades próprias da disciplina de Língua Portuguesa.

Justificativa

Comumente, os alunos chegam ao final do Ensino Médio com dificuldades referentes à distinção entre poema e poesia, personificação, autor e foco narrativo, eu-lírico, elementos essenciais dos textos literários, e ainda acreditando que poesia é algo muito difícil e distante deles, pois não percebem que vivenciam a poesia desde as brincadeiras de criança, rimas e versos aprendidos com pais e avós e até nas músicas que ouve. Diante desta realidade observada em sala de aula, acreditamos ser pertinente o trabalho com este gênero textual no início da 5ª série, para que nas séries seguintes estas dificuldades já estejam superadas.

Objetivos- Por meio da pesquisa, resgatar e ampliar o repertório de poemas dos alunos.

- Definir e diferenciar alguns conceitos do universo poético, como poesia, poemas, rimas, versos, estrofes.
- Diagnosticar quais aspectos estão em defasagem na leitura e na escrita dos alunos.
- Recriar poemas sensibilizando o aluno para perceber, identificar e criar rimas.
- Expor textos produzidos.
- Valorizar a leitura e escrita do aluno.

Metodologia

Atividades orais
Apresentar para os alunos a letra da música O Caderno de Toquinho e Mutinho. Em seguida, dialogar com os alunos sobre as questões a seguir:
1 - Onde as músicas são gravadas e onde são tocadas? Qual o interesse em se gravar CDs e tocar músicas em rádio e apresentá-las em programas de TV? Apresentar para os alunos o CD e analisá-lo com eles. Explicar o recurso do pendrive e da TV Multimídia.
2 - Quem fala na letra desta música e o que fala?
3 - É possível perceber algum sentimento por parte de quem está se expressando na música? Quais?
4 - Podemos dizer que cada uma das quatro estrofes retrata uma fase da nossa vida, identifique cada uma destas fases.
5 - Como você trata o seu caderno e seu material escolar?
6 - Mas é possível um caderno falar e sentir?
7 - Nas nossas falas, podemos atribuir qualidades de pessoas à natureza, bichos, objetos... A poesia utiliza este recurso e nós o chamamos de "personificação".
8 - Você sabe o que é um texto poético? Você se lembra da primeira poesia que você leu ou ouviu, ou de algum outro poema? Você gosta de poesia? Onde podemos encontrá-las? As poesias são escritas para quê? Vocês já fizeram alguma poesia? Foi fácil ou difícil?
9 - A letra da música que estudamos pode ser chamada de poesia? Por quê?

Atividades escritas
Relembre a sua vida escolar e a maneira como você se relacionou com seus cadernos até este momento. Com base nestas lembranças, que recomendações você acredita que seu caderno lhe daria para iniciar esta nova etapa? Redija estas recomendações em forma de um texto poético, com no mínimo 15 linhas e, no máximo, 20. Depois realizar leitura e reestruturação do texto.
Como tarefa de casa, você deverá ilustrar cada estrofe da música.

Pesquisa
Em casa, entrevistar os pais, avós ou vizinhos sobre as poesias que eles conhecem. Registrar um dos poemas ditos pelo entrevistado, trazer para a sala e, em equipes com quatro alunos, ler, discutir e escolher um poema.

Produção de um mural
Escolhido o poema, lê-lo para a sala, passá-lo a limpo para iniciarmos a montagem de um mural. A partir deste momento, os alunos têm liberdade de trazerem poesias para irem acrescentando ao mural.

Leitura
1. Organizar a sala em grupos, distribuir diversas poesias para que os alunos leiam e escolham a que mais gostaram.
2. Pedir para que um aluno de cada grupo leia a poesia escolhida e depois colocá-la no mural.
Tarefa: Pedir para que os alunos escrevam o porquê de terem escolhido aquela poesia, explicar que é para entregar em folha separada para a professora, pois valerá nota e posteriormente será colada no mural.

Estudo da teoria
1. Apresentar a teoria da poesia para os alunos: o que é rima? O que é verso? O que é estrofe? O que é poema?
2. Identificar a diferença entre poesia e poema?
3. Explicar o que é:

- Poesia: segundo o Minidicionário Aurélio da língua portuguesa, é a “arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”.
- Poema: é definido como “obra em verso ou não em que há poesia”.
Ou seja, quando falamos em poema, estamos nos referindo a um texto concreto e quando falamos de poesia, àquilo que torna um poema ou um texto poético.
- Rimas: palavras que rimam são palavras que se combinam, pois têm o mesmo som no final. A rima é um dos muitos recursos que os poetas usam, mas nem todo poema precisa ser rimado.
- Verso: é cada uma das linhas de um poema.
- Estrofe: é cada conjunto de versos separado de outro conjunto de versos por um espaço. Um poema pode ter uma ou várias estrofes, e cada estrofe, um número variado de versos. (Poetas da Escola – Escrevendo o Futuro)

Observação: junto ao mural ficarão fixados cartazes com as definições estudadas.

Atividade
Retomar a letra da música verificando se ela apresenta estas características.
1. Recriando poemas:
- Organização da sala em equipes.
- Cada equipe receberá trechos de poemas e com eles tentarão montar um novo, observando o sentido que querem dar ao poema criado pelo grupo.
- Cada grupo lerá para os colegas de sala a poesia criada.
- Apresentar para os alunos os poemas originais. Discutir com o grupo os aspectos estudados: rima, verso, estrofe, personificação.

2. Trabalhando com rimas:
- Passar na lousa algumas quadras e pedir para os alunos copiarem, em seguida observar as rimas e pintar as rimas iguais da mesma cor.
- Distribuir duas palavras aleatoriamente para cada aluno. Pedir que crie um par de rima com cada palavra recebida.
- Formar duplas. Cada dupla deverá elaborar uma quadra com as rimas criadas.
- Expor no mural as quadras de cada dupla.

Avaliação

Os textos elaborados pelos alunos foram lidos e avaliados pelas professoras nos seguintes aspectos:
- Articulação entre o conteúdo e os elementos formais da poesia estudada.
- Correção ortográfica e gramatical.
- Criatividade.
A atividade de pesquisa, capacidade de expressão oral e participação nas atividades em grupo completaram a avaliação destas atividades.
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