Disciplina - Lingua Portuguesa

Som e grafia das vogais

Este material foi elaborado como requisito da avaliação final e complementação de carga horária da oficina de Software Educacional JClic, sob orientação da docente Rita de Cassia Delconte Ferreira, da equipe da coordenação Regional de Tecnologia do Núcleo Regional de Campo Mourão, do estado do Paraná.

Nome do autora: Marilza Sitko
Instituição: E.E.E. Mundo Encantado
Município / Estado: Roncador - PR
Conteúdo: Som e Grafia das Vogais
Série: Educação Infantil

Relato

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um material didático atrativo e eficiente, que colabore com o desenvolvimento de uma prática pedagógica dinâmica e compromissada com a democratização do saber, uma vez que muitos alunos encontram dificuldades de aprendizagem, o que exige o uso da tecnologia e outros. A proposta será desenvolvida com os alunos da Educação Infantil da E.E.E. Mundo Encantado, como estratégia pedagógica de apoio à assimilação dos conteúdos propostos.
Observa-se que os alunos encontram dificuldades com relação à consciência fonológica das vogais e para relacionar os fonemas aos seus respectivos grafemas. Assim, num primeiro momento procurei desenvolver as referidas habilidades a partir de atividades diferenciadas e concretas em sala de aula para, em um segundo momento, utilizar os recursos oferecido pelo software JClic.
Procurou-se desenvolver as habilidades acima citadas, contextualizando-as com temas de preferência dos alunos, como animais e frutas. O principal objetivo é a realização de atividades lúdicas e prazerosas, que considerem os vários estilos de aprendizagem presentes na turma e estimulem o desenvolvimento cognitivo. Segue-se abaixo as atividades que serão desenvolvidas:

  • 2 Quebra-cabeças e 1 Jogo da memória - com figuras de animais e frutas para estimular o raciocínio, a memória, a atenção e a concentração, pré-requisitos indispensáveis para a aprendizagem da leitura e escrita.
  • 1 Jogo de memória - com figuras de animais para relacionar a letra inicial de seu nome, com objetivo de desenvolver a consciência fonológica das vogais.
  • 1 Associação simples - com figuras de frutas para relacionar a letra inicial de seu nome e desenvolver a consciência fonológica .
  • 1 Jogo de memória - com vogais para trabalhar e fixar a grafia.

Imagem da atividade desenvolvida no software Jclic


















Referência

Portal Dia a Dia Educação. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br>

JARDINI, Renata S. Boquinhas na Educação Infantil. 2 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
Recomendar esta página via e-mail: