Disciplina - Lingua Portuguesa

Períodos literários, autores e obras

Instituição / Escola: Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Fundamental, Médio e Profissional
Nome do autor: Ruth Winterkorn
Nomes dos coautores: Adriana Regina Perez Rech e Nilton Sérgio Rech – CRTE de Toledo
E-mail: winterk02@yahoo.com.br
Município / Estado: Toledo - PR
Turma: 3º ano do Ensino Médio
Conteúdo estruturante: Língua Portuguesa e Literatura
Conteúdo Básico: Estudo de autores e obra e Períodos Literários
Conteúdo específico: Períodos literários, autores e obras

Relato

O presente relato tem por objetivo a abordagem prática, com vistas à fixação do estudo de períodos literários, autores e obras da literatura portuguesa, utilizando alguns autores e obras brasileiras. O recurso principal a ser utilizado será o programa JClic.

Objetivos

• Conhecer os Períodos Literários que permeiam a nossa Literatura, a época em que ocorreram, as principais características, os autores e as obras neles constantes, estimulando a pesquisa acerca dos dados de cada período, os componentes da aprendizagem literária, e sobre os processos que proporcionam a construção do conhecimento da literatura brasileira.
• Proporcionar ao aluno o entendimento dos períodos literários, o estilo de seus autores e as sua principais obras.
• Expor como foram organizados os períodos literários, os autores da época e o contexto histórico que os inspiraram a escrever as obras, a partir da memória visual.
• Ambientar os alunos ao uso do software JClic.
• Praticar, executar e explorar a atividade prática Associação Complexa, abordando autores e obras.
• Produzir, criar e organizar atividades de Associação Complexa e Jogo de Memória.

Metodologia

Os Conteúdos propostos serão trabalhados primeiramente com repasse de dados e informações de forma expositiva, objetivando proporcionar ao aluno a formação de um esquema mental pertinente ao tema, para que estabeleça relações sociais, políticas, históricas e culturais, com os diversos elementos que compõem a sociedade e a sua cultura. Na sequência, os alunos deverão reconhecer os períodos literários, a razão da adoção dos mesmos, as suas principais características, autores e obras, com o auxílio do livro didático ou da TV Multimídia.
Depois, utilizando o programa JClic, os estudantes buscarão identificar as obras e seus autores, por meio da prática de Associação Complexa (disponível na página 62 da Apostila JClic), em que deverão ligar os primeiros às segundas, como jogadores (player-jogador). Em seguida, se valendo do jogo da Memória (prática de Jogo de Memória, disponível na página 67 da Apostila JClic), os alunos procurarão montar cada época e respectivos períodos literários, pois ao desenvolver tal atividade terão a oportunidade de fixar as principais características de cada período, utilizando-se da função autory (autoria) do software.
As atividades serão previamente determinadas para que os estudantes, por meio da assimilação dos assuntos, consigam desenvolver suas habilidades de leitura de livros de literatura, poesias e textos diversos concernentes aos conteúdos estabelecidos pelas Diretrizes da SEED para Língua Portuguesa e Literatura. Também deverão relacionar ações cotidianas no passado e no presente com o tema abordado, trabalhando o mesmo no aplicativo JClic, objetivando a fixação definitiva do assunto abordado.


Conteúdo criado na ferramenta Jclic
Figura 1 – Atividade Associação Complexa JClic.

Recursos didáticos

Serão utilizados como recursos didáticos: a TV Multimídia, vídeos, livros didáticos, livros de literatura, revistas e jornais. Pretende-se trabalhar o software JClic, que possibilita a criação de diversos tipos de atividades educativas de autoria para o professor e jogadores, e autoria para os estudantes. A intenção é explorar as atividades de: associação complexa e jogo de memória ao longo das aulas.

Avaliação

Considerando a Língua e a Literatura Portuguesa uma área de conhecimento que tem como objeto de estudo a fala, a escrita formal, a cultura e suas diversas manifestações, a verificação do aproveitamento escolar deverá incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes situações de aprendizagem, como competências, habilidades e atitudes. A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do desenvolvimento dos trabalhos e realizada por meio de instrumentos diversificados.

Referências

APOSTILA JCLIC. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/arquivos/File/Manual_JClic_web.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2010.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo, Cultrix, 2006.

CATELLAN, J.C.; LOTTERMANN C. A redação no vestibular da UNIOESTE. Cascavel, PR: Gráfica Universitária, 2007.

CEREJA W.R.; MAGALHÃES T.C. Português. Linguagens. 3ª série ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio. Curitiba: Seed, 2008.

Portal São Francisco. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/materias/index-periodos-literarios.php>. Acesso em: 13 jun. 2010.
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