Substântivo e adjetivo
Nome da autor: Bernardet Barancelli Valenga
Instituição: C. E. La Salle
Município / Estado: Pato Branco – Paraná
Conteúdo: Substântivo e adjetivo
Série: 5ª série do Ensino Fundamental
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não
Os conteúdos foram desenvolvidos na 5ª série - turma da manhã, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco. Foi utilizado o software Cmap Tools para motivar a aprendizagem dos conceitos de substantivo e adjetivo.
Meu objetivo principal era cativar os(as) alunos(as) pelas imagens conhecidas e, a partir daí, incluir os conceitos propostos.
Quando estudamos gêneros do discurso, percebi o grande interesse da turma pelas histórias em quadrinhos, aproveitando personagens criadas por Maurício de Souza: Mônica - a dentuça, Cebolinha – o articulador, Chico Bento – o simplório, Magali – a comilona, Cascão – o sujinho, usei o material para motivar a aprendizagem dos conceitos de substantivo e adjetivo, com atividades relacionadas às personagens. Em destaque, trabalhei com nomes das personagens, qualificação pessoais e psicológicas de cada uma, relação entre elas, etc. As imagens foram pesquisadas em sites, citados na referência bibliográfica.
O mapa conceitual, com as imagens incluídas, foi gravado em pendrive para ser trabalhado na TV Multimídia, em sala de aula. As atividades foram mostradas na TV e também impressas para que depois de completas e corrigidas fizessem parte do caderno de atividades dos(as) alunos(as).
Pela primeira vez, fiz uso da ferramenta Cmap tools para preparar uma aula, criei mapas conceituais, organizados em gráficos. Esses gráficos estabelecem relações facilmente visualizadas. Optei por usar imagens ao invés de só conceitos, por se tratar de alunos de 5ª série.
Na sequência, foram apresentadas imagens na TV e impressas em folha, no mesmo esquema, para que eles completassem as atividades, identificando e qualificando os substantivos.
As atividades foram atrativas para os alunos pelo visual apresentado, e por isso prenderam a atenção para a aprendizagem, o que podemos considerar excelente.
Apostila: Oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools
Sites:
http://www.gpdesenhos.com.br/turmamonica.htm
http://www.monica.com.br/personag/
Instituição: C. E. La Salle
Município / Estado: Pato Branco – Paraná
Conteúdo: Substântivo e adjetivo
Série: 5ª série do Ensino Fundamental
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não
Relato
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente e assessora pedagógica Ivete Turmena Guidolin, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.Os conteúdos foram desenvolvidos na 5ª série - turma da manhã, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco. Foi utilizado o software Cmap Tools para motivar a aprendizagem dos conceitos de substantivo e adjetivo.
Meu objetivo principal era cativar os(as) alunos(as) pelas imagens conhecidas e, a partir daí, incluir os conceitos propostos.
Quando estudamos gêneros do discurso, percebi o grande interesse da turma pelas histórias em quadrinhos, aproveitando personagens criadas por Maurício de Souza: Mônica - a dentuça, Cebolinha – o articulador, Chico Bento – o simplório, Magali – a comilona, Cascão – o sujinho, usei o material para motivar a aprendizagem dos conceitos de substantivo e adjetivo, com atividades relacionadas às personagens. Em destaque, trabalhei com nomes das personagens, qualificação pessoais e psicológicas de cada uma, relação entre elas, etc. As imagens foram pesquisadas em sites, citados na referência bibliográfica.
O mapa conceitual, com as imagens incluídas, foi gravado em pendrive para ser trabalhado na TV Multimídia, em sala de aula. As atividades foram mostradas na TV e também impressas para que depois de completas e corrigidas fizessem parte do caderno de atividades dos(as) alunos(as).
Pela primeira vez, fiz uso da ferramenta Cmap tools para preparar uma aula, criei mapas conceituais, organizados em gráficos. Esses gráficos estabelecem relações facilmente visualizadas. Optei por usar imagens ao invés de só conceitos, por se tratar de alunos de 5ª série.
Na sequência, foram apresentadas imagens na TV e impressas em folha, no mesmo esquema, para que eles completassem as atividades, identificando e qualificando os substantivos.
As atividades foram atrativas para os alunos pelo visual apresentado, e por isso prenderam a atenção para a aprendizagem, o que podemos considerar excelente.
Referências
PARANA. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Curitiba: Seed.Apostila: Oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools
Sites:
http://www.gpdesenhos.com.br/turmamonica.htm
http://www.monica.com.br/personag/