A Semana de Arte Moderna de 1922 Brasileira
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente Ivete Turmena Guidolin da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, do estado do Paraná.
Nome da autor: Jorge Alberto Salvador
Instituição: Colégio Estadual Pe. Henrique Vicenzi-EFM
Município / Estado: Vitorino - PR
Conteúdo: A Semana de Arte Moderna de 1922 Brasileira
Série: 3ª Série do Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não
Para elaboração deste trabalho, utilizar os recursos do software GIMP e ilustrações e réplicas de pinturas da época em que aconteceu a Semana. Por meio desse software transformar e realçar as figuras de obras e fotos de esculturas específicas do Modernismo, podendo escolher o ícone do Cubismo ou outros disponíveis na Semana. Trabalhar essa atividade nas aulas de Literatura, socializando com atividades de Artes. São possíveis trabalhos com obras de Brecheret, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral. Também se pode elaborar poesias Dadaístas com recursos de recortes de textos.
BRASIL, Assis. O Modernismo. 2. ed. São Paulo: FTD, 1997. v. 4.
TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2001.
WIKIPEDIA. Modernismo no
Brasil. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil. Acesso em: 21 jun. 2010.
Nome da autor: Jorge Alberto Salvador
Instituição: Colégio Estadual Pe. Henrique Vicenzi-EFM
Município / Estado: Vitorino - PR
Conteúdo: A Semana de Arte Moderna de 1922 Brasileira
Série: 3ª Série do Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não
Relato
A prática tem como objetivo trabalhar a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para a literatura brasileira, bem como o significado que os artistas e escritores da época tiveram para a formação de um novo público leitor e amante das artes, no início do século XX. Busca apresentar aos alunos os principais acontecimentos ocorridos nos três dias da Semana; mostrar a poesia, a arte, a literatura moderna, que tinha como objetivo livrar-se dos padrões europeus vigentes; e, por fim, fazê-los conhecer sobre cada um dos autores e artistas brasileiros que participaram do movimento.Para elaboração deste trabalho, utilizar os recursos do software GIMP e ilustrações e réplicas de pinturas da época em que aconteceu a Semana. Por meio desse software transformar e realçar as figuras de obras e fotos de esculturas específicas do Modernismo, podendo escolher o ícone do Cubismo ou outros disponíveis na Semana. Trabalhar essa atividade nas aulas de Literatura, socializando com atividades de Artes. São possíveis trabalhos com obras de Brecheret, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral. Também se pode elaborar poesias Dadaístas com recursos de recortes de textos.
Referências
BRUNO, Haroldo. Novos Estudos de Literatura. 17 ed. Rio de Janeiro: Editora Brasil, 1997.BRASIL, Assis. O Modernismo. 2. ed. São Paulo: FTD, 1997. v. 4.
TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2001.
WIKIPEDIA. Modernismo no
Brasil. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil. Acesso em: 21 jun. 2010.