Disciplina - Lingua Portuguesa

Educação contra a violência virtual

Nome da autora: Izabel Candido Martins
Instituição: Colégio Estadual Jardim Santa Cruz
Município / Estado: Cascavel/PR
Conteúdo: Cyberbulling
Série: 7º ano
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Situação-problema
Nos últimos anos, para além dos casos de agressão, discriminação e intimidação cometidos por um ou mais alunos contra colegas dentro do espaço escolar, as escolas tiveram que enfrentar um novo problema: o cyberbulling. Em tempos de conectividade, como educar os adolescentes para não serem vítimas ou agentes de cyberbulling?

Encaminhamento
  • Conversar com os alunos sobre o bulling e questionar se alguém já foi vítima do cyberbulling, ou seja, o bulling praticado nas redes sociais. Deixar claro que ninguém é obrigado a expor no coletivo, caso não se sinta à vontade.
  • Comentar que, apesar de toda a habilidade que essa nova geração de crianças e adolescentes possuem com as tecnologias, eles são desprovidos de maturidade e discernimento acerca dos riscos a que estão sujeitos nas redes sociais.
  • Exibir no multimídia a entrevista dada à revista Carta Educação, sobre "cyberbulling", com a autora de "Educação para a cidadania", Alessandra Borelli. Disponível em: www.cartaeducacao.com.br/entrevistas/educacao-contra-a-violencia-virtual/
  • Abrir conversação sobre o conteúdo da entrevista.
  • Comentar sobre a Lei antibulling, que foi sancionada em novembro do ano passado.
  • Exibir a entrevista de Isabella Nicastro, a garota que sofreu cyberbulling, feita por Serginho Groisman. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pkduLIJgks0
  • Pedir que, em dupla, os alunos elaborem de cinco a dez questões sobre a temática em estudo (o que aprenderam), tendo como base as duas entrevistas e as discussões em sala. Obs.: O professor deve acompanhar a elaboração das questões e analisar a pertinência e relevância das mesmas.
  • Utilizar as questões para entrevistar um colega da sala. Anotar as respostas.
  • Passar a limpo o texto da entrevista realizada com o colega, fazendo as devidas correções.
  • Socializar com a sala o resultado do trabalho.
  • Selecionar as dez questões mais relevantes e expor no mural da escola.

Resultados esperados
Espera-se que os alunos consigam conceituar cyberbulling: o que é, os tipos mais frequentes, como prevenir e o que fazer; aprenda sobre os sentimentos de quem agride e de quem é agredido, sobre o que leva a agressão e sobre as possíveis repercussões sociais e psicológicas à vítima desse ato de violência; e identifique e combata o cyberbulling no contexto escolar.
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