A intertextualidade através do livro “Procura-se Lobo”
Nome da autora: Iraci Knesebeck FogaçaInstituição: Colégio Estadual João XXIII
Município / Estado: Irati / PR
Conteúdos: A intertextualidade através do livro “Procura-se Lobo”
Série: Ensino Fundamental e Médio
1. Objetivo
Numa perspectiva sociointeracionista de linguagem, esta proposta pedagógica tem o intuito de promover a leitura do livro Procura-se Lobo, de Ana Maria Machado, destacando a riqueza de intertextualidade que a narrativa apresenta e as possibilidades de outras leituras que a história direciona, como a letura de Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, O lobo e o cordeiro, O lobo em pele de cordeiro, Chapeuzinho Amarelo, Lobisomem, O lobo e o sete cabritinhos, O livro da selva, Loba Romana, Lobo de Gubbio... O livro de Ana Maria Machado também conduz o leitor a sensibilização e alerta sobre a extinção dos animais, principalmente dos lobos, em vários lugares do mundo e da importância da preservação do meio ambiente para a proteção de todas as espécies animais e vegetais.
2. Conteúdos
Conteúdo estruturante: Discurso como prática social
Conteúdo básico: Gênero discursivo carta e seus elementos básicos
Conteúdo(s) específico(s): Modo composicional - estruturas textuais básicas dos diversos tipos de correspondência; tema; estilo; aspectos linguísticos.
3. Quantidade de aulas: 10 aulas
5. Recursos a serem utilizados:
Textos xerocados
Quadro, giz
Laboratório de informática
Papel A4
Cartolina
DVD
6. Encaminhamentos metodológicos:
1º momento:
Mobilização da turma a partir de anúncio de classificado a seguir. Apresentar o anúncio para os alunos. Conversar com eles sobre esse tipo de texto, sua dimensão social.
Procura-se Lobo
Adulto, boa aparência, comexperiência comprovada, para trabalho de responsabilidade. Paga-se bem. Futuro garantido. Enviar cartas com currículo e pretensões para a portaria desse jornal. |
2º momento:
Apresentar para os alunos o livro Procura-se Lobo, de Ana Maria Machado, explicando um pouquinho da história para que o aluno possa ter uma ideia do que será trabalhado.
Sinopse
“Manuel Lobo tem uma missão: alertar o mundo sobre a extinção dos lobos das florestas, dos desertos... Mas um anúncio mal feito atraiu uma série de lobos intrometidos tentando desviar o rumo da história. Alguns são lobos maus, assustadores de crianças, mas há também os espertalhões e outros bem bobos. Felizmente Manuel Lobo conhece essa turma toda.”A autora Ana Maria Machado saiu “à caça de lobos”. Os personagens são lobos inventados, lobos famosos e lobos de verdade. E uma pessoa com sobrenome de LOBO. |
3º momento:
Entregar para os alunos o xérox com as 16 cartas que aparecem na narrativa, numerando-as conforme a sequência em que vão aparecendo na história.
Fazer a leitura da história, pedindo que os alunos observem as cartas (fazer as inferências necessárias para que o aluno observe o conteúdo das cartas), conforme a sequência do texto. À medida que for lendo, deve-se mostrar a intertextualidade, pois cada carta é de um lobo de alguma história já conhecida pelos alunos. Observar o que eles sabem dessas narrativas.
Explorar bem cada uma dessas histórias. Pode-se usar os textos da capa do livro, os quais trazem um pouquinho de informações sobre todas as narrativas explícitas ou implícitas no decorrer da história Procura-se Lobo.
4º momento:
Apresentar para os alunos o infográfico da última página do livro (pode ser xerocado). Assim eles poderão observar algumas informações sobre alguns lobos de lugares diferentes do mundo.
5º momento:
Resolver exercícios elaborados pelo professor sobre as estruturas textuais básicas dos diversos tipos de correspondência, tema, estilo, aspectos linguísticos, levando-se em conta o nível da turma onde está sendo desenvolvida essa proposta. Muitos exercícios poderão ser explorados.
6º momento:
Abordar o assunto “extinção de animais”, principalmente de alguns lobos, já que estes são referenciados no livro. Assistir um documentário sobre os lobos ou um filme, a escolher, com esses animais.
7º momento:
Produzir um texto em 1ª pessoa , no qual o narrador será um lobo e estará denunciando, reclamando ou chamando a atenção para que as pessoas protejam esses animais e também protejam o meio ambiente.
8º momento:
Organizar a turma em grupos para pesquisar sobre os diversos tipos de lobos que existem no planeta. Conduzir os grupos para o Laboratório de Informática para que cada um pesquise sobre uma espécie diferente. Após a pesquisa, cada grupo deverá produzir um cartaz para serem socializados na escola.
7. Perspectiva de abordagem interdisciplinar
- Ciências - Informações sobre os lobos: alimentação, habitat, características, família, extinção dos animais, preservação do meio ambiente.
- História - Fundação de Roma e a história sobre seus fundadores: Rômulo e Remo, localizar as histórias citadas no livro na linha do tempo.
8. Referências
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. e Col. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2. ed. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2010.
MACHADO, Ana Maria. Procura-se Lobo. São Paulo: Ática, 2008.
MENEGASSI, Renilson José (Org.). Leitura, escrita e gramática no Ensino Fundamental. Maringá: Eduem, 2010.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2008.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad.Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Acesse a proposta
disciplinar