Vivendo e aprendendo com a Copa
Sala de aula :: Práticas realizadas :: Vivendo e aprendendo com a CopaNome da autora: Margarete dos Santos Barbosa
Instituição: Colégio Estadual Jandaia do Sul
Município: Jandaia do Sul - PR
1. JUSTIFICATIVA
Sendo a “Copa do Mundo” o maior evento em número de espectadores, que abrange do local ao global, onde milhões de pessoas de uma grande diversidade vivem uma mesma emoção e ressignificam valores. Assim, temos nosso olhar para a dimensão social, cultural e política. Portanto, faz-se necessário, a partir desse evento, que nós educadores, despertemos para as riquezas pedagógicas a serem exploradas por todas as disciplinas, cada uma com seu objeto de estudo específico, transitando pela multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
O futebol é o esporte mais conhecido no mundo e, uma das maiores paixões do povo brasileiro. Em época de Copa do Mundo, essa paixão torna-se mais evidente, chamando a atenção das pessoas de um modo geral. As ruas, as pessoas, as lojas, os carros tudo se veste de azul, verde e amarelo. No âmbito escolar não é diferente, visto que a todo o momento ouvimos comentários e questionamentos dos estudantes sobre o assunto.
Nesse sentido devemos utilizar esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os países que estarão participando do mundial de 2014, bem como proporcionar aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas.
2. OBJETIVO GERAL
• Refletir sobre o evento Copa do Mundo nas dimensões política, social e cultural, possibilitando um olhar crítico e compreensivo a cerca das contradições existentes em nossa sociedade, estabelecendo relações entre os conteúdos e habilidades sugeridos neste Projeto com os conteúdos e habilidades que o professor já desenvolve em sua prática cotidiana.
Acreditando nos princípios sociointeracionistas temos como consequência a necessidade de organizar ações pedagógicas de maneira que os estudantes interajam entre si e com o objeto de conhecimento. As discussões devem acontecer num clima de interatividade e o professor deve orientar os alunos na sistematização de suas pesquisas. Nessa perspectiva, as intervenções pedagógicas devem impulsionar o estudante a pensar, levando-o a formar o alicerce para novas aprendizagens. .
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as etnias e culturas dos países que jogarão no mundial de 2014, valorizando e respeitando-as;
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de países participantes da Copa;
Identificar os símbolos nacionais dos países participantes na copa do mundo;
Observar / analisar, no meio ambiente, as mudanças ocorridas em função da Copa;
Abordar a união dos povos pelo esporte;
Ampliar a consciência planetária no que se refere à relação entre indivíduo singular e espécie humana como um todo;
Conhecer a história do futebol e seu significado para o povo brasileiro;
Conhecer a história das copas e países sede;
Refletir sobre as ações empreendedoras / éticas que norteiam o evento;
Conhecer as aplicações da ciência e da tecnologia envolvida nos trajes, nos equipamentos e na divulgação desse evento esportivo;
Compreender os usos e interesses dos eventos esportivos em nosso país e no mundo em geral;
Compreender a função social da língua estrangeira no contexto globalizado.
4. METODOLOGIA
As aulas serão interativas, procurando levar o aluno ao aprendizado da língua com o uso das tecnologias. Esse aprendizado se dará por meio de unidades didáticas, contendo atividades relevantes sobre o mundo representado utilizando-se dos recursos de linguagem (significado, vocabulário e sistema de escrita), sob aspectos de comunidade e cultura.
No caso do ensino de LEM, as DCEs (2008) enfatizam a necessidade dos sujeitos interagirem ativamente no discurso, sendo capazes de se comunicar de diferentes formas materializadas em diferentes tipos de texto, considerando a imensa quantidade de informações que circulam na sociedade. Para isso, significa participar dos processos sociais de construção de linguagem, de seu sentido legitimado e crítico da produção e compreensão dos textos.
Atualmente podemos observar um crescente interesse pelos estudos de gêneros textuais, especialmente pelas linhas apresentadas por teóricos como Bakhtin (1997) e Marcuschi (2004). Comprova-se também a relevância que estes estudos vêm assumindo no contexto do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Apesar de encontrarmos muitos estudos que pretendem discutir os gêneros textuais no ensino de línguas, constatamos quão necessária é a ampliação desses no sentido de fornecer maiores subsídios e maiores elementos de discussão aos professores/pesquisadores que encontraram nessas teorias uma nova forma de refletir o ensino das línguas estrangeiras, de modo a formar cidadãos pensantes, críticos e produtores de conhecimento e não somente reprodutores de um dado conhecimento previamente selecionado com fins didáticos.
Os alunos irão interagir com os gêneros textuais como: artigos de opinião, imagens, fotografias, música, vídeos, emails, dança, receitas, folders relevantes ao tema “Copa do Mundo 2014”. Assim, poderão por meio desses gêneros identificarem valores como o respeito aos países visitantes, sua cultura, etc. Propiciando ao aluno o desenvolvimento de conhecimentos integrados do contexto, da organização textual e da língua construídos socialmente para agir socialmente (de acordo com os objetivos almejados).
Geografia
Histórico das copas;
História dos países que já participarão das copas;
Leitura das cores das bandeiras das copas dos países participantes;
Localização dos 32 países da Copa 2014 nos cinco continentes.
Ciências
(Clube de Ciências) – Pesquisa sobre o Mascote “Fuleco” (Tatu Bola), seu habitat, nome científico, o porquê de ele ter sido escolhido como mascote, reprodução, características, hábitos alimentares, etc. Depois da pesquisa realizada, foi montado um painel com todo material coletado.
(Professora Rosana Craco).
Artes
Releitura da bandeira do Brasil sobre o olhar temático de “Romero Britto” (6º ano, 7º ano A e 1º ano);
Pesquisa dos mascotes das copas anteriores e reprodução dos mesmos.
(Professora Isabel Aparecida de Lima Azarias)
Educação física
Projeto de Danças “Cheerleaders” (Líder de torcida) – Homenagem aos Americanos;
Apresentação dos professores – Música: “ Somos um só”;
“Dança Oficial “Tema da copa” – Todo Mundo.
(Professora Eloísa)
Matemática
Confecção do Mapa Mundi;
Localização dos países nos Continentes;
Tabelas e gráficos: países por continente com títulos mundiais nas 19 edições, trabalhando o significado: tetracampeão, penta campeão, hexacampeão, demonstrando nos gráficos;
Significado da Bandeira Brasileira ( as cores, formas e cada estrela).
(Professora Cristiani dos Santos Campos)
Sociologia
Paródia : “A Copa é agora” – 1º ano B
Paródia: “Mais uma Copa” - 2º ano A
Paródia: “Sobe, Sobe” – 3º ano A
Paródia: A copa é agora ( A hora é agora- Jorge e Mateus)
Ohoh nanananananananana (Bis)
Aumente o som, pra ficar bom
A nossa festa não tem hora pra acabar,
Venha comigo abre as portas do Brasil e vamos celebrar.
A melhor hora, sempre é agora e o melhor lugar é sempre onde o povo está
Os estádios não se apagam, o drible não se acaba, e a nossa copa já vai começar
Ohh
Paz e Gol, é o que eu quero pra nós
E que nada nessa copa cale a nossa voz
Gol na rede, pra gente comemorar
E a emoção bem forte e a galera vai vibrar
E a vitória não vai passar, mesmo quando a copa acabar
Ohh
Ohh nanananananananana (Bis)
Aumente o som, pra ficar bom a nossa festa não tem hora pra acabar
Venha comigo abre as portas do Brasil e vamos celebrar
A melhor hora, sempre é agora e o melhor lugar é sempre onde o povo está
Os estádios não se apagam, o drible não se acaba, e a nossa copa já vai começar
Ohh
Paz e gol, é o que eu quero pra nós
E que nada nessa copa cale a nossa voz..
Gol na rede pra gente comemorar
E a emoção bem forte e a galera vai vibrar
E a vitoria não vai passar, mesmo quando a copa acabar
Ohh
Paz e gol é o que eu quero pra nós
E que nada nessa copa cale a nossa voz..
Gol na rede pra gente comemorar
E a emoção bem forte e a galera vai vibrar
E a vitória não vai passar, mesmo quando a copa acabar
Ohhh
Compositoras da Parodia : Érica Moreno Cândido e Maria Eduarda Dias da Silva 1º B
Colégio Estadual Jandaia do Sul.
Língua Estrangeira – LEM- ESPANHOL E INGLÊS
- Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita a comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais elas fazem parte.
- Ampliação do vocabulário através do estudo dos números (número de gols, países, etc.) e das cores das bandeiras, siglas dos países e palavras próprias do futebol (campo, trave, rede, posição, bola etc.) identificadas na tabela dos jogos e outros meios de comunicação;
- Pesquisas sobre que países participantes da copa 2014 adotam o Inglês e o espanhol como idioma oficial aos demais países, possibilidade de trabalhar com variação linguística;
- Construção de cartazes, bandeiras, panfletos, folders, vídeos dentre outros, a partir da Identificação, interpretação e transposição de informações em diversas situações e diferentes configurações (anúncios, gráficos, propagandas, artigos de jornais e revistas, etc.);
- Trabalhar com gênero música (We are one, OLE, OLA), um dos temas da Copa do Mundo cantada pelos cantores Cláudia Leite, Rapper americano de ascendência cubana Pitbull e norte-americana Jeniffer Lopez;
- Apresentação das bandeiras dos países participantes da copa 2014, dando boas vindas em inglês e espanhol;
- Apresentação da música “Heal the world” – alunos do 6º ano A, 7º anos A e B;
- Montagem do painel “World Cup of Brazil” “Copa de Brasil”; com os mascotes confeccionados pelos alunos e um painel com o mascote “Fuleco”.
- Exposição de materiais confeccionados durante o período de realização do projeto;
- Mostra de artes produzidas pelos alunos;
- Exposições de maquetes;
- Exposição dos jogos matemáticos (Dominós, Quebra cabeça, Bingo, Jogo da Memória) confeccionados pelos alunos, e sua socialização;
- Produzir um Vídeo com os alunos dando BOAS VINDAS aos países participantes da Copa do Mundo nas Línguas: Inglesa e Língua Espanhola;
- Pesquisa direcionada as cidades sedes;
- Cartões com imagem de fulequinhos, enviando mensagens em inglês para os amigos estrangeiros.
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. (Org.) Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2005. 233 p.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Estrangeira Moderna (DCEs). Curitiba, 2008.
PEREIRA, Rodrigo Acosta. Gêneros do discurso e práticas de ensino/aprendizagem de línguas: questões sobre letramento. II Seminário Nacional & V Seminário Regional de Formação de Professores - Alfabetização e Letramento Possibilidades de Inclusão Social.
Fotos do evento: