Relato Pessoal - Memórias
Sala de aula :: Sugestões de aula :: Relato pessoal - memórias(Publicado em 28/03/2014)
Professora: Célia Regina Mazurek
Cidade: Manoel Ribas-PR
Instituição: C. E. Nereu Ramos
Nível de ensino: 6º ano
Conteúdo
I - O que são memórias?
II - Marcando o tempo passado.
III - Resgatando memórias.
IV - Produção de texto.
V - Revisão de texto
Objetivos
I) Ler e analisar textos de memórias para que possam perceber as características que os diferenciam de outros gêneros.
II) Identificar palavras que localizam o fato no tempo. Observar o uso do pretérito perfeito e imperfeito.
III) Planejar e organizar entrevistas com pessoas mais velhas retomando a importância das memórias para a construção da sua história e da sua comunidade.
IV) Produzir um texto de memórias com base numa das entrevistas. Incorporar ao texto os recursos aprendidos.
V) Revisar e aprimorar um dos textos produzidos.
Proposta
Espera-se que os alunos, de forma prática e criativa, possam valorizar a história da família e da comunidade através da leitura e escrita obtendo um aprendizado de qualidade.
Número de horas-aula estimado
6 horas-aula
Justificativa
Compartilhar um significado comum de memória e sensibilizar os alunos a respito do valor das experiências vividas.
Encaminhamento
Prática social como ponto de partida da prática educativa
A partir da reflexão sobre o gênero “memórias”, proporcionar momentos de relatos pessoais, valorizando as experiências vividas, bem como, sensibilizar, compartilhar e expor as práticas discursivas de forma coerente.
1 - CONHECIMENTO DE SÍNCRESE:
Conversar com os alunos, mediante questionamentos como: Quem se recorda de algum fato que aconteceu quando era pequeno? Quem se lembra de um fato que foi importante para sua comunidade? Quais fatos marcaram sua infância?
2 - PROBLEMATIZAÇÃO
2.1 - Resgatar e valorizar a sua história e a de sua comunidade.
2.2 - Dimensões teórico-práticas do conteúdo
a - Conceitual: O que são memórias?
b - Cultural: Qual a importância de conhecer as histórias das pessoas mais velhas?
c - Prática: Como esses ensinamentos podem auxiliar-nos em nossa prática social?
d - Educacional: Como esse trabalho pode contribuir para a valorização e o respeito aos mais velhos?
3 - INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1 - a - Exposição do professor sobre o tema.
b - Leitura e interpretação de textos de memória.
c - Entrevistas.
d - Produção de textos.
e - Revisão de textos.
f - Varal de memórias.
3.2 - RECURSOS MATERIAS E HUMANOS
a - Diálogo.
b - Textos de memória.
c - Filme documentando um relato pessoal.
d - Internet.
e - Datashow – revisão dos textos.
f - Varal de textos.
4 - CATARSE
a - Compreensão do tema através do diálogo.
b - Análise de leitura e interpretação.
c - Apresentação oral e escrita das entrevistas.
d - Produção de uma narrativa de memória.
Relações interdisciplinares
Através da interação entre as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Arte e Geografia.
Adequações para alunos com necessidades especiais
Adequar as atividades propostas às necessidades especiais de cada aluno.
Aprendizagem esperada
5 - PRÁTICA SOCIAL DO CONTEÚDO APRENDIDO
a - Quero – Conhecer e valorizar o passado da família e da comunidade.
b - Pretendo – Respeitar os mais velhos.
c - Gostaria – Transmitir as histórias e os valores adquiridos aos outros.
Referências
BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Projeto Teláris: Português - 7º ano. São Paulo: Ática- 2012.
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. Se bem me lembro...: Caderno do Professor: Orientação para a produção de texto/[Equipe de produção Regina Andrade Clara, Anna Helena Altenfelder, Neide almeida]. São Paulo: Cenpec 2010. (Coleção da Olimpíada)
PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: língua portuguesa. 2008.