Gênero fábula
Sala de aula :: Práticas realizadas :: Gênero fábulaNome dos autores: Ivone Volpe Vieira, Mario Pascoal, Pablo Kufta Gasparotto, Giovana Avelar, Wagner Papst, Julia Verenka, Angela Maria Mastelini.
Instituição: Colégio Estadual Barbosa Ferraz
Município / Estado: Ivaiporã/PR
Conteúdo: Gênero fábula
Série: Sala Apoio - Ensino médio
Número de horas-aula estimado: 4
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Objetivos
Compreender a diversidade racial e cultural para que haja valorização e respeito às diferenças.
Conteúdo
Conteúdo estruturante: Discurso como prática social
Conteúdo básico: gênero textual fábula
Conteúdo específico: histórico, definição e características do gênero fábula
Construção composicional: marcas linguístico-enunciativas
Justificativa
Bakhtin (1988) considera o homem um ser histórico e social, carregado de valores, e a língua, na qual e pela qual se constitui, como reflexo das relações estáveis entre os falantes.
De acordo com a época, com os grupos sociais, em determinada situação concreta, existem diferentes e inúmeros modos de dizer.
Sob tal enfoque, a linguagem é o local das relações sociais em que falantes atuam como sujeitos. Nessa perspectiva, as vozes anteriores e posteriores perpassam os gêneros em sua forma, em sua organização social e verbal. Em outras palavras: o enunciado constrói-se não apenas do diálogo com o outro, mas também no espaço do texto, lugar onde se instaura o cruzamento de vozes que dialogam e que, de certo modo, costuram os efeitos de sentidos veiculados pelo enunciador..
Encaminhamento
1) Atividades que abordam o contexto de produção, hibridização do texto e o conteúdo temático
Recursos: pesquisas em livros e/ou internet.
2) Atividades acerca da construção composicional (arranjo, organização textual), marcas linguístico-enunciativas do gênero fábula.
Recursos: TV Multimídia, datashow, textos impressos e vídeos.
3) Conceitos gramaticais ou textuai, como um meio e não como fim.
Recursos: textos impressos, slides.
Pedir aos alunos que sintetizem o que aprenderam, respondendo as questões a seguir:
a) O que é fábula?
b) Os textos podem hibridizar-se? Por quê? Qual a função da fábula na sociedade? Por que é preciso compreender a moral presente na fábula? Como é a organização textual da fábula? Qual é o efeito de sentido provocado pela presença de vozes na fábula?
Relações interdisciplinares
Ao entender a linguagem como um trabalho coletivo, consequentemente em sua natureza sócio-histórica e, então, "como uma ação orientada para uma finalidade específica que se realiza nas prática sociais existentes, nos diferentes grupos sociais nos distintos momentos da história". (BRASIL, 1998, p. 20).
Voltamosao presente projeto ao estudo da concepção de linguagem interacionista, versando de modo especial por meio de disciplinas que perpassam os temas das fábulas.
Adequações para alunos com necessidades especiais
As adequações necessárias serão realizadas de acordo com a necessidade especial de cada turma.
Referências
BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da liguagem. São Paulo: Hucitec, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PERFEITO, Alba Maria. Plano de trabalho docente: o gênero e a fábula e o processo de análise linguística. In: Anais do VI Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011.