Disciplina - Lingua Portuguesa

Produção de uma Fotonovela - Passo a passo

1ª Aula


Nessa aula será apresentado aos alunos o gênero fotonovela, demonstrando alguns elementos que o compõe. Investigar junto aos alunos, por meio de intervenções orais, o que sabem sobre esse gênero.

1. Perguntar se eles sabem o que é uma fotonovela e se já leram alguma.
Explicar que as fotonovelas são uma forma bem particular de contar uma história que mistura quadrinhos, novela e fotografia. Que elas se assemelham com o gênero História em Quadrinhos apresentando alguns aspectos em comum, como: o uso de balões; imagens; e a estrutura que é organizada numa sequência de quadros. Comentar que, a temática é um dos aspectos que os diferenciam, pois as fotonovelas, em geral, tratam de romances, dramas e amores impossíveis. Embora se pareçam em muitos pontos, a fotonovela é um gênero próprio de narrar uma história.

2. Levar alguns exemplos de fotonovelas e realizar a leitura estabelecendo relações entre texto e imagem, explorando a linguagem e a forma composicional do gênero. Dizer em que locais circulam esses gêneros,
os efeitos de sentidos expressos pelo uso dos sinais de pontuação. Pedir que observem os balões e se há diferença entre eles. Verificar a ocorrência de legendas e comentar para que servem. Explicar o que são onomatopeias e interjeições. Enfim, explanar sobre os recursos linguísticos e estilísticos que constituem esse gênero.

3. Levar os alunos ao laboratório de informática da escola e pedir que acessem o site Quadrinho.com (Acesso em: 06/07/2012).

4. Explorar os elementos que constituem as Histórias em Quadrinhos que são comumente encontradas nas fotonovelas.

5. Explicar cada item: balão, onomatopeias, legendas, recordatórios e outros recursos. Quando terminarem essa atividade, pedir aos alunos que acessem o site Acervo João Piol - Revistas de Fotonovelas. Oriente-os na navegação indicando o caminho que deverão percorrer. Indique a leitura do conteúdo Origem das Fotonovelas e Fotonovelas no Brasil (Acesso em: 06/07/2012).

6. Peça aos alunos que anotem as seguintes informações: Qual foi a primeira revista de fotonovela? Onde e quando foi lançada? E no Brasil, qual foi a primeira e quando foi lançada? Em que décadas elas atingiram maior ascensão no mercado?


2ª Aula

No primeiro momento dessa aula o aluno verá um vídeo de uma fotonovela. É importante esclarecer aos alunos que nesse vídeo, o gênero mantém sua especificidade, mas se apresenta em um novo formato que é desenvolvido por algum software, que pode ser, por exemplo, o Movie Maker, que transforma a imagem estática em imagem animada. No segundo momento da aula, serão abordados os elementos das narrativas, por serem fundamentais para o processo de produção da escrita desse gênero.

1. Em sala de aula, passar o vídeo No Escurinho do Cinema.




No escurinho do cinema

2 . Pedir aos alunos que, ao assistirem, percebam como ocorrem as mudanças de cenas .

Esse exercício servirá para que os alunos percebam que um mesmo gênero pode apresentar-se em diversos suportes ou formatos. Explicar aos alunos, que nesse formato audiovisual, as mudanças de cenas são justapostas, ou seja, acontecem quadro a quadro. Nesse caso, as imagens foram produzidas por câmera fotográfica, que aplicadas a um software, ganharam movimento. Enfim, após ter explorado as condições de produção, os temas típicos, a estrutura, o estilo e a linguagem das fotonovelas, pode-se sugerir a produção de uma fotonovela explorando os elementos que compõem uma narrativa:

a) Personagens (protagonistas, antagonistas e coadjuvantes). Nesse momento, dizer que cada personagem possui características físicas e psicológicas, explicar o que é cada uma delas.

b) Espaço e tempo.

c) Narrador (narrador-observador e/ou narrador-personagem)



3ª Aula

Agora que os alunos conheceram os elementos que compõem uma narrativa, é hora de começar a produção textual do gênero. Pedir que se organizem em grupo para a realização dessa atividade.

Roteiro para a elaboração da fotonovela

Importante deixar claro aos alunos que, ao escrever, eles devem pensar previamente nos espaços em que a história irá se desenvolver. Já que, as fotos deverão ser tiradas dentro da Escola. Isso implica em privilegiarem cenários simples que não demandem muitos adereços, ou seja, que possam ser criados ou simulados com facilidade para que o andamento da narrativa não seja prejudicado.

1. Produzindo o texto
  • Criar os personagens e suas características físicas e psicológicas;
  • Criar um conflito;
  • Criar os cenários;
  • Criar o desfecho.

4ª Aula

Após desenvolverem os elementos da narrativa necessários para o desenrolar da história, é hora de começar a pensar na estrutura composicional do texto. Esse é o momento de preparar as imagens, mais especificamente, a fotografia. É importante que o aluno compreenda que para fazer uma fotonovela deve-se estabelecer uma relação apurada entre imagem e texto. Enfim, esses dois elementos dialogam, andam juntos. E, para que isso aconteça, é importante utilizar diferentes planos.

2. Mas afinal, que são planos?

Explique aos alunos que existem muitos planos fotográficos, mas para a produção de uma fotonovela eles aprenderão três, que são o mínimo necessário e mais usados nas fotonovelas. Caso os alunos tenham interesse em saber mais sobre isso, sugira a leitura do  site TV Lata (Acesso em: 06/07/2012).

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Link externo -  TV Lata




Seguem abaixo as imagens dos três planos fotográfico.

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Primeiríssimo e primeiro plano




Um é mais fechado e o outro um pouco mais aberto, mas geralmente retrata uma parte importante do corpo da pessoa, que representa o assunto da foto.

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Plano americano




Representa 3/4 do corpo, ou da cabeça até metade da coxa, mais ou menos. É bastante comum em fotos de revista.

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Plano inteiro ou geral



O corpo inteiro de uma pessoa ou várias, no caso de uma fotografia de grupo, por exemplo. Se fosse foto de arquitetura, o equivalente ao plano geral seria a casa ou prédio inteiro na fotografia.

3. Agora que os alunos já sabem quais planos fotográficos vão utilizar e que já produziram o texto criando as personagens, os cenários, o conflito e o desfecho da fotonovela, é hora de tirar as fotografias. Mas antes de começar a fotografar, diga aos alunos que eles devem criar um roteiro em quadrinhos, ou seja, um storyboard. Esse roteiro desenhado (storyboard) serve para que o aluno visualize e planeje sua narrativa visual. Para fazer o roteiro ele deve dividir a sua história em partes: introdução,conflito e resolução. Em seguida, desenhar os quadros de acordo com as cenas que terão em cada parte. O aluno pode desenhar as personagens já pensando no plano que usará para aquela cena, se não quiser, pode simplesmente descrevê-la, indicando como a personagem estará posicionada e qual plano usará. É importante também descrever as características psicológicas da personagem, como, por exemplo, se está triste, feliz, ansiosa etc. E por último, inserir as falas das personagens e do narrador. Esse trabalho servirá de referência para o desenvolvimento do produto final, nesse caso, a fotonovela. O aluno deverá compreender que o roteiro é fundamental para o processo de criação. Comente que, nem mesmo o mais experiente diretor e/ou produtor, desenvolve um filme ou qualquer outro recurso audiovisual, como um vídeo, uma animação, simuladores, sem antes produzir um roteiro. Para saber mais sobre o assunto, ver o site Spacca (Acesso em: 06/07/2012).



5ª Aula

Com o roteiro em mãos os alunos podem dar início à construção da fotonovela.


Pedir que se organizem para a segunda parte do trabalho. Oriente-os a dividirem as funções, por exemplo: fotografo, figurinista, maquiador, personagens e diretor. Depois de tirarem as fotos, eles deverão passar para o computador ou revelar as fotos para montar a fotonovela. Os alunos podem fazer a fotonovela no BrOffice, no World, no Google Docs, no software HagáQuê, ou manualmente, e, caso queiram, podem fazer em vídeo, utilizando o Movie Maker ou outro programa que preferirem.

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HagáQuê - Link externo




Tutorial para a construção de uma fotonovela no World
1. Selecione uma imagem para abrir no Word ou no Power Point: Inserir → Imagens →Do arquivo → selecionar a imagem desejada.
2.
Com a fotografia já inserida no documento, crie uma moldura para a imagem: Inserir → Imagens → Autoformas →procure a opção retângulo e, com o mouse, crie o retângulo do tamanho desejado →clique na fotografia com o botão direito do mouse →selecione a opção "Formatar figura" → Em layout →selecione a opção “na frente”.
3.Regule o tamanho da imagem fotográfica de acordo com a moldura retangular.
4. Faça o balão de diálogo: Inserir → Imagens → Autoformas → procure a opção que contenha os balões de diálogo e selecione uma das opções: “texto explicativo retangular”; “texto explicativo retangular com cantos redondos”; “texto explicativo em elipse” ou “texto explicativo em forma de nuvem”.
5.
Regule o tamanho dos balões de acordo com o tamanho do texto de cada fala: clique com o botão esquerdo e escolha o tamanho do balão de diálogo com o direcional. E, por fim, escreva o diálogo dentro do balão.

Para fazer no Google Docs, veja o tutorial no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=nZsPr4BKe4o&feature=player_embedded>. Acesso em: 06/07/2012.

Para fazer a fotonovela manualmente, veja os passos:
  • Revele as fotografias.
  • Cole-as em um papel grosso.
  • Desenhe em torno das fotografias uma moldura retangular (quadros).
  • Desenhe os balões de diálogo.
  • Escreva as falas dentro dos balões.



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