Sequência de Aulas - Produção de uma Fotonovela
Autora: Professora Ana Paula Istschuk – Curitiba/PR Aulas na íntegra para impressão |
1. Nível de ensino: Fundamental anos finais – 8º ano
2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social
2.1 Conteúdo Básico: Gêneros discursivos.
2.2 Conteúdo Específico: Elementos composicionais do gênero ; Marcas linguísticas; Conteúdo temático
3. Objetivos
- Ler em diferentes contextos (visual e verbal).
- Identificar as diferentes linguagens – visual, verbal e escrita.
- Analisar e interpretar as imagens (textos não verbais).
- Reconhecer a relação entre a escrita e a imagem no contexto de produção do gênero Fotonovela.
4. Número de aulas estimado: 5 horas-aula
5. Justificativa
Sabe-se que a abordagem pedagógica para o ensino/aprendizagem de Língua Materna deve acontecer com base na concepção interacionista de linguagem. Nesse sentido, a Língua deve ser trabalhada, na sala de aula, por meio dos gêneros discursivos, considerando que, antes de o gênero constituir um conceito, é uma prática social. Nesse contexto que essa sequência de aula se configura. É importante que, o professor ao propor um trabalho com os gêneros discursivos, proporcione aos alunos a compreensão dos usos da língua e, com base nessa premissa, essas aulas pretendem, por meio das atividades de leitura e escrita, que o aluno possa compreender os sentidos que essa língua em uso estabelece, quando ele, consciente desse uso, escolhe um ou outro elemento linguístico. Para que o aluno atinja essa autonomia e possa realizar essas escolhas, nessas aulas serão explorados os recursos linguísticos e enunciativos do texto.
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
5ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Alguns aspectos abordados nesse trabalho, como, por exemplo, planos fotográficos, disposição de imagens, enquadramentos, linguagem corporal, dramatização e outros, o professor estará desenvolvendo nos estudantes conhecimentos relacionados às disciplinas de Arte e Educação Física.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno compreenda as especificidades do gênero estudado, sendo capaz de identificar as diferentes linguagens, compreendendo os usos da língua. E ainda, que possa reconhecer a relação entre a escrita e a imagem no contexto de produção do gênero Fotonovela.
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |