Sequência de Aulas - Conhecendo a Crônica
Autora: Professora Ana Paula Istschuk – Curitiba/PR Versão na íntegra para impressão |
1. Nível de ensino: Ensino Médio – 1º ano
2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social
2.1 Conteúdo Básico: Gêneros discursivos
2.2 Conteúdo Específico: Elementos composicionais do gênero; Marcas linguísticas; Conteúdo temático
3. Objetivos
Compreender alguns aspectos e características do gênero crônica.
Conhecer alguns autores de crônicas.
4. Número de aulas estimado: 3 horas-aula
5. Justificativa
Segundo análise de Scheneuwly e Dolz (2004), “as práticas escolares brasileiras tendem a formar leitores com apenas capacidades mais básicas de leitura, ligadas à extração simples de informação de textos relativamente simples”. Além disso, sabe-se da dificuldade que a escola e, principalmente, o professor de Língua Portuguesa tem enfrentado em relação ao ensino de leitura, em tornar o aluno um leitor de variados gêneros textuais. Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
7. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno compreenda alguns aspectos e características da crônica bem como conheça alguns autores de desse gênero textual.
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |